23 / 09 / 2016 Comentários 1

Dicas de Primavera: Saiba o que ensina a Medicina Chinesa. É tempo de Desabrochar e Florescer!

dica-primavera-23

Durante o inverno você pode ter se sentido com vontade de não fazer absolutamente nada, dormir até mais tarde, recolher-se embaixo das cobertas, comer alimentos mais calóricos, entupir-se de doces e chocolates! E ainda aquela preguiça latente fazendo parte do seu dia!

Assim como na natureza o inverno é o momento de preparar a terra para o próximo plantio, você também pode ter sentido vontade de arrumar armários, reorganizar papéis, rever fotografias, jogar fora aquilo que você não usa mais. Recolher-se para dentro da sua casa, do seu quarto, do seu Ser!

A energia que o inverno traz propicia o rever-se e o reorganizar-se em diversos aspectos da vida. Se acaso você não fez isso, ainda dá tempo!

Olhar para dentro é o tema do inverno e nesse movimento nos deparamos com o que precisa ser ajustado, a fim de que possamos abrir espaço para o novo que vai chegar com a próxima estação.

Em alguns momentos você pode ter tido a sensação de que o inverno não iria terminar nunca, pois a vida continuou exigindo que você se mantivesse no mesmo ritmo, realizando as mesmas atividades, sem condições de respeitar a natureza: o inverno se caracteriza pelo recolhimento.

Eu costumo dizer que no inverno nós deveríamos hibernar como os ursos!

 

Finalmente a primavera!

E a primavera vem trazendo um sentimento de renovação e de renascimento!

A natureza floresce, é o momento em que os animais saem de suas tocas em busca de parceiros para acasalamento! A hibernação finalmente acabou!

É tempo de abrir-se para a vida, unindo-se a pessoas e a grupos. É tempo de abrir-se a novos conhecimentos, a novas práticas e novos hábitos.

No Anima Mundhy, nós já nos colocamos nesse movimento! Estamos organizando encontros e unindo pessoas que desejam se abrir também para o novo em suas vidas! Veja aqui.

Amamos ensinar e levar novos conhecimentos e novas Práticas Espirituais até você!

 

O que a primavera vem trazendo?

dica-primavera-24

Quando estamos equilibrados, a primavera vem trazendo uma nova força, um novo propósito, a vontade de renascer, florescer e finalmente de agir!

A primavera traz a vontade de preencher o vazio que ficou com a reorganização que fizemos no inverno. É natural sentirmos vontade de usar roupas novas, ler novos livros, estabelecer novos hábitos.

A primavera traz o impulso para iniciarmos novos projetos e novas atitudes. É plantar novas sementes, o florescimento pessoal!

Os projetos que permaneceram engavetados por durante toda uma estação começam a tomar forma e surge em nós um imenso desejo de colocá-los em prática. Nossos projetos são como flores internas que desabrocham na primavera!

Começamos a olhar para fora, sentimos vontade de fazer algo diferente, de ver desabrochar as novas ações e dar vazão aos novos pensamentos, desejos e emoções.

É o momento de sentir o aroma das flores, de encontrar pessoas e de fazer novos contatos!

Estamos prontos para assimilar a nova vida que está chegando!

Quando estamos em harmonia com a natureza surge em nós uma alegria interna e um ânimo novo em relação á nossa própria realidade!

 

O que ensina a Medicina Chinesa sobre a primavera?

dica-primavera-26Segundo a Medicina Chinesa, o elemento que rege a primavera é a madeira.

O elemento Madeira representa a força da geração da nova vida, da criatividade e da capacidade de mudar!

A madeira começa a vida com uma pequena semente plantada no interior da terra, transforma-se numa arvorezinha e desenvolve-se até tornar-se uma linda e frondosa árvore, a qual dará frutos e ainda produzirá as sementes das novas gerações!

Seguindo essa linha de raciocínio, a primavera representa a vida que cria raízes fortes e profundas na terra.

 

Força e Flexibilidade: as características do elemento madeira

Você já observou uma árvore ao vento?

Ela não é totalmente rígida, enverga e movimenta-se ao vento, molda-se a ele e é suficientemente forte a ponto de não quebrar-se facilmente!

Quando estamos em harmdica-primavera-3onia com a nossa própria essência, o elemento madeira se manifesta trazendo-nos a força para lidarmos com as intempéries da vida, sem nos dobrarmos a ponto de quebrar!

Ter o elemento madeira equilibrado dentro de nós significa criarmos raízes sólidas aos nossos propósitos de maneira tão perfeita que não haverá espaço nem para a rigidez e nem para a fraqueza!

Flexibilidade adequada e força suficiente: esta é a mensagem que o elemento madeira nos traz! Flexibilidade e força para o desabrochar dos nossos projetos!

Uma pessoa saudável e com raízes firmes desloca-se sem esforço pelos ciclos da vida! Vai germinar e produzir frutos!

 

As emoções do elemento Madeira

No aspecto emocional, quando o elemento madeira está em desequilíbrio, podemos ter certa dificuldade em controlar a raiva, sentindo-nos irritados com tudo e com todos, gerando um mau humor constante e fortes tendências a expressar-se agressivamente.
Isto acontece porque este elemento rege também o fígado, cuja emoção associada é raiva, cujo pensamento característico é o pensamento crítico e julgador.

Observe-sedica-primavera-29 e não hesite em pedir ajuda, se acaso você perceber em si essas tendências. Hoje, sabemos que a raiva, se não transformada e melhor canalizada, pode gerar sérios problemas de saúde.

As Terapias Vibracionais podem lhe ajudar muito a superar todo tipo de desequilíbrio emocional, cujas causas podem estar na sua infância ou mesmo em vidas passadas.

 

Elimina toxinas e deixar ir o velho para sentir a alegria da primavera!

W

Em contraponto com a alegria inerente á primavera, a raiva e o mau humor podem surgir para esconder o lado bom desta estação e isso apenas nos mostra que algo não está correto e precisa ser equilibrado.

São sentimentos que costumam surgir quando não respeitamos o recolhimento do inverno, quando não nos desvencilhamos do velho (toxinas) e isto gera falta de espaço para a entrada do novo.

Excesso de toxinas, rigidez mental e falta de flexibilidade preenche um espaço que deveria estar livre e vazio para que o novo possa entrar.

Isto acaba por gerar a raiva, pois estamos trazendo situações e aspectos mal digeridos e não “metabolizados”, substâncias que não nos servem mais e deveriam ter sido eliminadas. Em outras palavras, o apego naquilo que já não faz mais sentido á nossa existência!

Quando estamos “lotados” de coisas velhas, tendemos a reagir com raiva e mau humor diante das dificuldades da vida, somos tomados por julgamentos excessivos, não apenas para conosco como também para com as outras pessoas.

 

Como reequilibrar-se para sentir o bem-estar, típico da primavera?

Uma boa recomendação é: evite entrar em discussões desnecessárias, desenvolver paciência e calma em tudo e com todos! Isto vai passar se você soltar-se para liberar e ainda se você olhar mais para si mesmo que para o outro.

A saída para o reequilíbrio é nos sintonizamos com nosso interior, eliminarmos velhas mágoas e ressentimentos a fim de abrirmos espaço para que as novas energias entrem e assumam o comando de nossas ações.

Uma boa medida é olhar um pouco para o próprio enraizamento, olhar para os projetos de vida engavetados ainda, verificar o que necessita de renovação e ainda perguntar-se: estou flexível e forte para inovar?

 

A mensagem do elemento Madeira

dica-primavera-5Ser mais flexível diante da vida, enraizar-se nos princípios e propósitos interiores e cultivar a força e a confiança interna a fim de que nenhuma dificuldade retire o equilíbrio e a harmonia natural do seu Ser.

Se você não fez a “faxina” do inverno, se não se permitiu olhar para dentro e reavaliar sua realidade, este é o momento de fazê-lo, pois ajudará a equilibrar o elemento Madeira.

Lembre-se: a semente se enraíza em solo propício, e isto implica em organização também!

Jogar fora o que não serve mais, reorganizar velhos papéis, organizar sua rotina de maneira mais adequada, preparar a terra para receber as novas sementes, enfim, isso ajuda a recompor o equilíbrio do elemento Madeira.

 

Os cuidados com alimentação

dica-primavera-27

Para a Medicina Chinesa a primavera é a estação de cuidar do fígado, já que Madeira e fígado estão associados.

No inverno nós sobrecarregamos o fígado com alimentos fortes, gordurosos e pesados, açucarados e condimentados, a fim de termos mais energia para aquecer o organismo.

Agora o fígado necessita de cuidados. Esse órgão merece um “descanso” para conseguir se livrar do acúmulo de calorias ingeridas no inverno e restabelecer o equilíbrio.

Portanto, é o momento de cuidar da alimentação, dando preferência por alimentos mais leves que não o sobrecarreguem!

 

As folhas – especialmente as verde-escuras, como agrião, rúcula, almeirão e escarola – e frutas vermelhas tonificam o fígado
e devem ser usadas em todas as refeições.

 

Diminuir a ingestão de álcool, gorduras, comidas com sabores doces (açúcares, mel,) e carboidratos, já que nos fartamos deles no inverno!

 

O momento é de desintoxicação!

Um bom suco de frutas com folhas podem ser uma ótima saída! Hortelã cai muito bem com diversas frutas!

Para quem gosta de chás, o próprio chá de hortelã é uma boa pedida, uma vez que é digestivo e refrescante! Você ainda pode optar por chá verde após as refeições.

Dente de Leão pode ser considerado um bom chá da primavera, pois além de ser uma planta abundante durante a primavera, é digestivo e levemente laxativo, aumenta a produção de biles e facilita a digestão das gorduras, sendo ainda um diurético de ação leve. É considerado depurativo e é indicado após abusos alimentares. Uma a duas xícaras ao dia é suficiente.

 

Tendões, ligamentos e músculos – elemento Madeira

A primavera é o período em que estamos mais sujeitos a contraturas musculares, estiramentos, pancadas, torcicolos, dores na coluna, pinçamentos de nervos e câimbras.

Para amenizar esta tendência, é preciso se preocupar com algo que nossos avós tanto falavam: cuidado com o vento, pegue um cachecol, aqueça o corpo, não saia de cabelos molhados, cuidado com a mudança de temperatura, coloque um agasalho nas costas!

E eles tinham razão!

Segundo a Medicina Chinesa os ventos de primavera, assim como as mudanças bruscas de temperatura – tão comuns nesta época do ano, são nocivas ao corpo, podendo acarretar nos problemas acima mencionados.

dica-primavera-28Se você já fez os nossos cursos de ReikiMagnified Healing e Light Healing, sugiro que dedique-se a auto-aplicar-se essas Técnicas de Cura todos os dias. Alguns minutos dessas práticas irão manter seu corpo fortalecido e imune aos ventos da primavera.

Nesse caso, lembre-se também de enviar essas Energias de Cura aos seus amigos e familiares. Por experiência pessoal, sei que, quando fazemos isso, ajudamos muito na manutenção da saúde perfeita dos nossos entes queridos.

E lembro aos meus alunos do curso Iniciações a Luz, que envolver-se nas Chamas Luminosas, os Raios Divinos da Grande Fraternidade Branca, é também de fundamental importância para elevar as vibrações de células e moléculas, além de estabelecer forte conexão com os Mestres, que lhe ajudarão mo seu cotidiano, enviando-lhe instruções diárias para o seu melhor.

Para os que gostam de se exercitar, é necessário se preocupar um pouco mais com o aquecimento e alongamento antes dos movimentos, já que tendões e músculos estarão mais sensíveis nesta época.

 

A primavera traz tudo de bom! Aproveite!

 

Passeie muito ao ar livre, abra-se para as amizades, cheire flores, ouça o canto dos pássaros, busque a natureza fora e dentro de você: ela está irradiando vida!

 

Você gostaria de compartilhar?
Prefira os botões curtir, tweet e enviar por e-mail.

 

Participe de Práticas Espirituais!
Consulte agenda

 

Leia também:
Você já percebeu que os pensamentos negativos atrapalham a sua vida?
O que é um Portal e quais são as consequências na minha vida prática?
Sonhos e desejos podem se tornar realidade.

 

Tags:, , , , , , , , , , , ,

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

  1. Rosaura Coronet

    Belo texto!!