Qual é a diferença entre espiritualidade e religiosidade?
Em meu modo de ver e entender o mundo, existe uma diferença entre religiosidade e Espiritualidade.
 
O que é a Religiosidade?
A religiosidade implica em você participar de um grupo de pessoas que possuem algumas crenças em comum, que se reúnem em dias e horários pré-determinados, para a prática de rituais que pertencem aos dogmas desse grupo.
 
O que é a Espiritualidade?
espiritualidade-religiosidadeA Espiritualidade é uma prática individual de autoconhecimento, onde não há crenças, mas a constatação real das mudanças internas, e não necessita de dias e de horários pré-determinados para ser praticada.
Eu entendo a Espiritualidade como uma prática diária que leva ao desenvolvimento e ao crescimento pessoal, que envolve basicamente a atenção a si mesmo e aos desafios da vida.
A Verdadeira Espiritualidade transforma o Ser, desde o seu interior!
 
Os recursos que promovem Desenvolvimento Espiritual
Para que a Conexão Espiritual seja uma experiência transformadora, acredito que alguns conceitos são muito importantes, tais como: a respiração consciente, a consciência das energias mais sutis, o contato com a Essência interna, a atenção ao momento presente, o cuidado com as palavras utilizadas para expressar sua Essência, a consciência da Compaixão e do Perdão, etc.
 
Respiração:
Veja: a respiração consciente nos auxilia a obtermos energia quando necessitamos ir à luta e também a relaxar quando é hora de descansar, pois a respiração é o alento da alma.
 
Consciência do sutil:
A Consciência do sutil nos permite ampliar a intuição e trabalhar de forma mais equilibrada com o que está “por trás” dos desafios da vida.
 
Cuidado com as palavras:
O cuidado com as palavras permite que nos expressemos livremente e evita confusões desnecessárias.
 
Compaixão e perdão:
E, quando as confusões surgem, nada melhor do que termos Compaixão e exercitarmos o perdão, para que tudo se reorganize e, assim, não fique nenhum tipo de bloqueio emocional a travar o crescimento pessoal.
 
Espiritualidade e Poder Pessoal
Desenvolver a Espiritualidade é exercer o Poder Pessoal e não ficar repetindo o padrão dos outros; é procurar a si mesmo; procurar suas verdades pessoais e respeitar as diferenças, pois o exercício da Espiritualidade nos faz perceber que somos parte de um Todo.
 
espiritualidade-religiosidade-1Concluindo …
Existe uma frase que gosto: “não seja o ditado dos outros, lembre-se: você é poesia“.
E assim, desenvolver a própria Espiritualidade nada mais é que descobrir e colocar em prática a Poesia Pessoal.
 
Quer saber mais?
Te convido para Praticas de Desenvolvimento Espiritual.
Namastê.
Marcos Simões
 
Para compartilhar:.
Compartilhe também os créditos e links.
 
Leituras complementares:
Reiki é religião?
Reiki é o caminho do coração! Saiba por quê.
Reiki tem explicação científica? Um experimento
Consulte agenda.