1. Home
  2. /
  3. Blog Anima Mundhy
  4. /
  5. Nova Consciência
  6. /
  7. Dificuldades nas suas relações?...

Dificuldades nas suas relações? Cure-as através do Hooponopono e Lições do "Um Curso em Milagres"!

Por: Tania Resende
RELACIONAMENTOS-HOPONOPONO-MILAGRES.jpg

Ho’oponopono e o livro “Um Curso em Milagres”
Ho’oponopono não é uma oração apenas. Ho’oponopono é um sistema de cura e é também muito mais que isso.
No meu modo de entender, Ho’oponopono é um sistema de pensamento e um estilo de vida, que parte do princípio de que tudo o que vemos ao nosso redor, todas as experiências vividas no Agora e, especialmente, a qualidade das nossas relações, expressam aquilo que temos – ou trazemos -, no nosso interior.
Ho’oponopono nos diz que que somos 100% responsáveis por nossas experiências porque algo dentro de nós, seja nos aspectos emocional e mental ou mesmo nos registros de nossas memórias celulares, estão sendo projetadas no exterior, manifestando-se em situações e relações, como uma oportunidade de nos curarmos e de realizarmos a limpeza necessária para que possamos nos sentir verdadeiramente livres.
É muito interessante observar a sintonia entre Ho’oponopono e os ensinamentos do livro “Um Curso em Milagres“, onde também encontramos a ideia de que o mundo externo expressa o nosso mundo interno, num processo que – no referido livro, se chama projeção.
E aqui faço um aparte: o conceito de projeção no livro “Um Curso em Milagres” possui o mesmo significado do termo projeção que usamos em diversas técnicas em psicologia para compreender alguns processos do Ser Humano.
 
Quando você realiza mudanças internas, o seu mundo muda também!
RELACIONAMENTOS-HOPONOPONO-MILAGRES-1Saber que somos 100% responsáveis por aquilo que vemos ao redor e por tudo o que vivemos no dia-a-dia, pode ser um alento, pois essa compreensão nos traz a possibilidade de deixamos de nos sentirmos vítimas do mundo externo para assumirmos uma postura ativa e de comando na vida.
Por outro lado, saber que somos 100% responsáveis também nos remete à necessidade de realizarmos a transformação interna, a tal reforma íntima que andam falando por aí. E, claro, isso é trabalho, trabalho intenso e interno, em busca de maior equilíbrio, através do reajuste das nossas emoções e pensamentos.
Seguindo essa linha de pensamento, costumo dizer aos meus alunos: quando você muda, o seu mundo muda também. E eu já tive diversas provas de que isso é uma verdade.
Eu já vi famílias inteiras transformarem-se completamente apenas porque um único membro dedicou-se a transformar suas emoções, seus pensamentos e, especialmente, transformou sua maneira de compreender a situação familiar e de posicionar-se nas suas relações familiares.
 
Quem são os culpados por minhas dores e sofrimentos?
Assumir 100% a responsabilidade por sua exigência, de forma alguma significa sentir-se culpado e, ao mesmo tempo, compreendemos que precisamos deixar de buscar “os culpados” do lado de fora.
E como é importante compreendermos isso, nesse momento em que vejo tantas pessoas culpando-se mutuamente, gerando para si mesmas toda espécie de desarmonia e sentimentos ruins, quando a culpa máxima de nossas dores e sofrimentos pode recair, não apenas sobre as pessoas ao nosso redor, mas também pode recair sobre o governo, sobre outros povos, sobre outras religiões e, até mesmo sobre o mundo espiritual e invisível aos nossos olhos físicos.
É momento de nos transformarmos, se desejamos transformar o mundo que vemos ao redor. E Ho’oponopono vem nos trazendo um recurso.
 
Significado da palavra Ho’oponopono
Em Havaiano, Ho’o significa “causa”, e ponopono quer dizer “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo”.
Ho’oponopono nos ajuda a soltar as recordações dolorosas, sejam provenientes desta vida ou de vidas anteriores, que – segundo esse sistema de pensamento -, causam desequilíbrios, doenças e todas as situações ruins que vivenciamos, tanto na realidade individual quanto na realidade planetária.
E, ao limparmos nossas memórias, abrimos espaço para que o Amor Divino penetre e nos reorganize, por dentro e por fora!
 
Sendo assim, “mãos à obra”!
Comece recolhendo as responsabilidades que você colocou do lado de fora, traga-as para dentro de si e assuma o comando da sua existência!
 
Audio-vídeo, com parte da gravação de aula, no Anima Mundhy

Mais sobre o tema? Volte ao Blog Anima Mundhy amanhã. Estamos preparando outros textos,
Luzes Multicoloridas,
Tania Resende
 
Para compartilhar:
Use os botões “curtir” e “enviar por e-mail”, acima do post.
Compartilhe também os créditos e links.
 
Participe de Práticas Espirituais!
Consulte agenda
 
Links
Milagres se manifestam na Luz!
Vídeo: Você já pensou sobre o que significa Espiritualidade?
Fragmentos: a nova sessão no Blog Anima Mundhy!

 
COMENTÁRIOS

3 comentários em “Dificuldades nas suas relações? Cure-as através do Hooponopono e Lições do "Um Curso em Milagres"!”

  1. Gosto deste site de Auto- Conhecimento, pois tornou a minha forma de pensar diferente… Consegui me auto- aceitar e tomar o comando da minha vida, ainda que com muita dor no comeco. Procuro compartilhar as Publicacoes do Anima Mundhy com pessoas interessadas em evoluir, ainda que algumas dessas pessoas sao reticentes a partida mas, quando percebem que determinado tema lhes diz respeito acabam reagindo. Do resto, sobre o tema Ho’oponopono, aguardo um dia aprender muito mais com a prece, que creio ser bastante eficiente. Qualquer coisa entro em contacto no devido momento. Agradeco!!!

    1. Gratidão, Antonio!
      Fico feliz demais que tenha curtido esse artigo e espero que goste dos demais também.
      Sempre que quiser ou puder, deixe um comentário, ok?
      Luzes e sucesso!

  2. Obrigada , muito obrigda pelor esta maravilha de ensinamento que é o ho oponopono.
    Que Deus continue a iluminá-los!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.