1. Home
  2. /
  3. Blog Anima Mundhy
  4. /
  5. Acontece na Terra
  6. /
  7. Diwali 2016: Festival das...

Diwali 2016: Festival das Luzes na Índia. Pedidos para Amor, Paz, Saúde, Felicidade e Prosperidade.

Por: Tania Resende
dwali-2016-amor-paz-saude-3.jpg

Diwali, Deepavali ou Dipawali é um dos quatro principais festivais da Índia, sendo uma grande celebração espiritual muito importante, tal como é o Natal para os Cristãos e o Festival das Lanternas, para os chineses. O festival marca um novo ciclo e coincide com o Ano Novo hindu. Começou em tempos antigos, como um importante festival da colheita.
Diwali, Deepavali ou Dipawali significa literalmente “fileiras de luzes” e acontece na entrada da Lua Nova, na noite mais escura do outono, no calendário indiano, marcando a transição entre a Lua Minguante com a Lua Crescente, em outubro ou novembro, dependendo do ano.
Este ano, 2016, o início do festival começa no dia 30 de outubro, domingo, e segue com comemorações por cinco dias.
Durante os cinco dias de festival, os hindus acendem – todos os dias -, um grupo de lamparinas de argila com a chama de apenas uma única lamparina, do lado de fora da casa. Acreditam que o Uno se manifestou em Muitos e a lamparina que acende as outras lamparinas simboliza o Senhor Supremo que deu origem a outros Seres – simbolizados pelas outras lamparinas, “eus” individuais que preencheram o Universo.
As lamparinas de argila, conhecidas como diyas ou velas, são acesas ao final do dia e permanecem acesas durante toda a noite. Não há uma regra para o número de lamparinas.
Sobre Luz Divina e a Criação do Universo é tema do curso Iniciações a Luz.
 
 
Significado do Festival Diwali
dwali-2016-amor-paz-saude-2O festival Diwali, Deepavali ou Dipawali simboliza a Luz Interior em cada Ser, que deve ser sempre lembrada como uma Força capaz de romper a escuridão – interna e/ou externa -, destruir o mal e restaurar os aspectos Divinos.
Em outras palavras, o festival marca a passagem das trevas para a Luz e, nesse sentido, os hindus acreditam que Diwali, Deepavali ou Dipawali traz uma grande oportunidade para se libertarem de suas más qualidades – seus demônios internos -, para preencherem-se com a Luz do Supremo Criador.
Tristeza, discórdias, doenças, miséria e outros sofrimentos são vistos como escuridão e Diwali, Deepavali ou Dipawali ilumina, para que cada Ser acenda a Luz da felicidade, da paz, da saúde, da prosperidade, da abundância e assim por diante.
Transformação dos seus sentimentos no Anima Mundhy? clique aqui
 
O Festival e a Deusa da Prosperidade e Abundância: Lakshmi
dwali-2016-amor-paz-saude-5Os hindus acreditam que Diwali, Deepavali ou Dipawali traz a Luz da Prosperidade para superar a escuridão em todos os aspectos humanos. Por isso, cultuam Lakshimi, a Deusa da Prosperidade e da Abundância Divina. Acreditam que Lakshmi vagueia na Terra à procura de casas onde será bem-vinda e durante o festival, eles abrem suas portas e janelas e a chama das lamparinas são um convite para que a Deusa da Prosperidade entre em suas casas e envolve toda a família em Abundância, ao longo do próximo período do ano.
As lamparinas lembram que a evolução espiritual segue sempre num contínuo movimento ascendente -, tal qual as suas chamas -, e a Luz que envolve a todos os Seres traz Sabedoria Divina e desperta para as Qualidades Sagradas, que devem reger a vida na Terra.
 
O Poder de romper a escuridão e vencer as dificuldades
dwali-2016-amor-paz-saude-4
Através de Diwali, Deepavali ou Dipawali, os hindus se lembram que podem e devem se esforçar para acender as lamparinas internas toda vez que estiverem em dificuldades ou mergulhados na escuridão. Lembram-se que as lamparinas internas iluminam os seus caminhos, onde quer que estejam.
Nesse período de festival, toda e qualquer negatividade acumulada na mente, ao longo do período anterior – como medo, raiva, mágoas e etc. -, deve ser dissolvida ao acender cada lamparina de argila. Pode-se dizer que Diwali, Deepavali ou Dipawali é um festival para dedicar-se à dissolução do ego inferior e fazer contato com o Eu Superior.
Os hindus costumam escrever os seus sentimentos ruins e também escrevem nomes de pessoas com as quais estão em alguma dificuldade de relacionamento. Nesse ato, desejam que a chama das lamparinas queime todos os sentimentos maléficos e queime também os bloqueios para um relacionamento harmonioso com essas pessoas.
Dessa maneira, os hindus se sentem prontos para serem amáveis e reconstruírem suas relações com sentimentos positivos: leveza, amor, paz e felicidade.
Esse é o motivo pelo qual em Diwali, Deepavali ou Dipawali os hindus oferecem doces e presentes aos seus amigos e familiares e se sentam à mesa para desfrutarem juntos de uma refeição. Os hindus comemoram o festival com reuniões em família.
 
Festival Diwali, Deepavali ou Dipawali em cinco dias
dwali-2016-amor-paz-saude
O Primeiro dia é dedicado à limpeza da casa, dos estabelecimentos comercias e dos ambientes de negócios. Depois, enfeitam com flores, imagens e outros objetos.
Organizam as lamparinas de argila do lado de fora da casa, como parte da decoração, e criam padrões de design no chão – chamados rangoli -, usando pós coloridos ou areia.
Tudo fica bem colorido para dar as boas-vindas à Deusa da Riqueza e da Prosperidade, Lakshmi.
Acreditam ser auspicioso comprar algo novo nesse primeiro dia, seja para decorar os ambientes, seja para usar consigo, sejam utensílios domésticos, representando a permissão da entrada da Prosperidade em suas vidas. É muito comum comprarem novas vestimentas para usar durante o festival.
Fazem reverência a Lord Yama, o Deus da Morte e presumem que Ele leva embora o medo de uma morte prematura.
Este dia é considerado o dia do nascimento de Dhanvantari – o Deus de Ayurveda ou o Médico dos Deuses -, e Ele é também invocado para levar embora as doenças.
 
No segundo dia, a tradição é tomar um banho antes do nascer do sol. E untam o corpo com óleos perfumados. Através desse costume, purificam-se para que possam facilitar a Vitória do Bem sobre o mal em si mesmos.
Esse dia representa a fé num futuro repleto de Abundância, felicidade, amor, saúde, bondade e etc.
 
O terceiro dia é o principal dia do festival Diwali, Deepavali ou Dipawali. As famílias se reúnem para orar à Lakshmi e fazem oferendas à Ela e distribuem doces para todos.
Chamam de “Dia do Puja (oferendas) à Lakshmi”, Deusa da Prosperidade e da Abundância Divina.
Acredita-se que Lakshmi anda sobre a Terra, distribuindo Bênçãos de Abundância e Prosperidade.
 
O quarto dia é o primeiro dia de um novo ciclo (ano novo), quando amigos e parentes visitam uns aos outros, levam presentes e os melhores desejos para a nova temporada.
É também o dia dos casais, quando esposas presenteiam seus maridos e vice-versa, agradecem o Amor que os une e pedem por harmonia e paz na relação.
 
O quinto e último dia de festival simboliza o amor entre irmãos e irmãs. É tradição os irmãos visitarem suas irmãs casadas, levando presentes e doces, como símbolo do Amor Fraternal. As irmãs recebem seus irmãos com docilidade e uma refeição abundante.
 
dwali-2016-amor-paz-saude-1Embora cada um dos cinco dias de festival tenha um significado e um simbolismo muito especial, todos os dias de Diwali, Deepavali ou Dipawali são dias de oração e de gratidão. Os hindus oram para que a Prosperidade se manifeste para todos os Seres e para que toda a Humanidade seja preenchida com Amor, Alegria, Paz e Felicidade. E agradecem por todas as Bênçãos recebidas até então.
 
Você deseja participar? Use a sua intuição e faça seus pedidos!
Se você deseja seguir o festival e trazer para si as energias de Diwali, Deepavali ou Dipawali, acenda velas todas as noites, do lado de fora da usa casa (numa janela, por exemplo).
Use o primeiro dia para limpar e enfeitar a casa à sua maneira e segundo dia para o seu banho de purificação.
Escreva num papel o que deseja dissolver e transformar em si e na sua vida, deixando ao lado das velas acesas. No último dia, queime.
Faça seus pedidos à Lakshmi e, ao final do festival, guarde-os num local que considere sagrado na sua casa.
Visite amigos e aproveite para estreitar o relacionamento com seus irmãos e irmãs de sangue.
Distribua doces e compartilhe refeições. Agradeça por todas as Bênçãos recebidas e preencha-se de Luz todos os dias!
Enfim, sinta em seu coração e participe à sua maneira. O mais importante é a ideia de iluminar para dissolver a escuridão.
Abaixo, sugestões de oração e um Mantra à Lakshmi.
Que a Luz restabeleça o Plano Divino sobre a Terra!
Feliz Dwali!

Tania Resende
 
Oração 1: Deusa da Prosperidade e da Abundância, Lakshmi
Lakshmi, Deusa da Fortuna e Abundância,
Das riquezas de Deus no alto,
Teus tesouros vindos do Sol
Derrame sobre nós!
Coração com a Luz sintonizado,
Poder para do céu trazer
Riqueza que o plano expande para todos os homens
Dos Mestres Ascensionados!
Afina nossa consciência com a tua!
Amplia nossa visão e faz-nos ver
Que a riqueza é para todos os de Fé
Que chamam Deus e pedem para o chamado descer.
Que desça nós, mandamos,
Farto MANÁ da mão de Deus com igualdade
Para que aqui como no alto,
Expressando Amor a Deus,
Recebamos Saúde, Força, Abundância e Prosperidade!
Assim seja e assim é!
 
Oração 2: Deusa da Prosperidade e da Abundância, Lakshmi
Lakshmi, Deusa da Prosperidade e da Abundância, abro meu coração e meu lar com muito amor e exuberante alegria para recebê-la no meu Templo interno e no Templo da minha morada.
Que suas bênçãos cheguem a mim trazendo a pureza da flor de lótus, a harmonia nos meus relacionamentos e a prosperidade em tudo o que eu executar com fé, entusiasmo e altruísmo.
Que o aspecto feminino de Deus em todas as suas manifestações me traga intuição, percepção, dedicação e receptividade para que eu possa realizar todas as minhas atividades com alegria e felicidade.
Que sua majestosa beleza se reflita em meus pensamentos para que eu possa sentir, falar, ouvir e agir somente com a consciência da minha Presença Divina.
Que a sua Luz me envolva dentro de um campo magnético de Abundância para que eu possa ter tudo o que necessito e expandir essa minha Prosperidade para todos.
Tudo o que me for ofertado eu abençoo e consagro para a realização do Plano Divino.
Amada Lakshmi, bem vinda à minha vida e ao meu lar! Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou a manifestação de tudo o que desejo neste instante, hoje e sempre!
Shrim!
 
Mantra à Deusa da Prosperidade e da Abundância, Lakshmi

Você gostou desse artigo? Conhece pessoas que também vão gostar?
Então, compartilhe com elas. Use os botões acima do post.
Consulte Agenda de Eventos e Atividades Anima Mundhy.

 
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.