09 / 03 / 2015 Comentários 3

Takata, a primeira Mestra em Reiki no ocidente: exemplo de força e dedicação! Mulheres Pioneiras

reiki-takata

Mulheres Pioneiras honra o Sagrado Feminino na Terra!

Hawayo Takata, Mestra de Reiki, teve uma vida intensa, repleta de desafios e demonstrou a força da superação através de sua determinação e consciência de obrigação para com a família e com o Reiki, sendo considerada a responsável pela disseminação do Reiki no ocidente.

 

História de Takata

A história de Hawayo Hiromi Takata começou no alvorecer da manhã do Natal de 1900, quando nasceu em Hanamaulu na ilha de Kauai, no Hawai. Sua mãe pediu então à parteira que banhasse a recém-nascida, a envolvesse num lençol branco e voltasse o seu rosto para o sol, que estava justamente nascendo por trás de uma montanha, enquanto batizava a criança com o nome de “Hawayo” em homenagem ao recém formado território do Hawai.

O pai trabalhava nos campos de cana de açúcar, de onde tirava o sustento para a sua família. Hawayo ia à escola pública sempre com muita alegria e prazer para aprender.

Quando completou 12 anos, juntou-se às outras crianças que trabalhavam na lavoura durante o Verão. Trabalhava diligentemente, porém isso se tornava cada vez mais difícil, uma vez que a sua saúde era delicada. Foi quando diante das dificuldades apresentadas, foi convidada a ajudar nas salas de aula, o que lhe possibilitou ajudar a sua família.

reiki-takata-1Em 1914 foi-lhe oferecido um emprego numa loja de Lihue, aos sábados, e pouco tempo depois, uma cliente da loja, impressionada com a delicadeza e presteza de Hawayo Takata no seu trabalho, ofereceu-lhe um emprego melhor, com o dobro do salário. Com a sua experiência adquirida anteriormente viu-se a supervisionar 21 pessoas.

Casou-se com Saichi Takata, o contador da propriedade em que trabalhava e teve duas filhas.

Em outubro de 1930 Saichi faleceu repentinamente, aos 34 anos de idade. A partir desta data, a vida de Hawayo ficou mais difícil. Ela trabalhou ainda mais para garantir o sustento de suas filhas, o que resultou numa estafa, além de outros problemas físicos, como fortes dores abdominais, além de graves problemas respiratórios.

Pouco tempo depois, faleceu a sua irmã mais nova, o que a levou ao Japão, com o intuito de pessoalmente dar a notícia aos seus pais, em Yamagushi. Aproveitou para levar as cinzas de Saichi que deveriam ser colocadas no templo budista Ohtani em Tokyo.

 

Takata curou-se de um tumor abdominal e outros problemas de saúde

reiki-takata-4Em 1935, Takata é levada ao hospital em Akasaka, para investigação de suas dores e recebe a notícia de que suas dores eram causadas por um tumor no abdômen, cálculo renal e apendicite.

O seu tratamento, em primeiro lugar, consistiu numa dieta rigorosa para lhe propiciar melhores condições para enfrentar uma cirurgia.

Perguntando por outra alternativa, além da cirurgia, foi-lhe oferecido um tratamento Reiki na clínica de Chujiro Hayashi.

Em consequência das aplicações de Reiki recebidas nesta clínica, a Sra. Takata foi curada e então surgiu um desejo de aprender o Reiki.

 

Takata aprende o Reiki com o Dr. Hayashi

Foi ver Hayashi e falou-lhe o que sentia, comprometendo-se a ficar no Japão o tempo que fosse necessário. Ele aceitou e assim foi iniciada.

takata haiashi

Takata e o Dr. Hayashi

A Takata e suas duas filhas foram hospedadas durante um ano na casa de Hayashi, para aprender e praticar Reiki diariamente com ele, nas suas visitas aos doentes.

Recebeu a iniciação no segundo grau de praticante Reiki.

Quando ambos sentiram que o treino estava concluído, em 1937 a Takata retornou a Kauai, no Havaí, com o dom da cura.

Em fevereiro de 1938, Hayashi anunciou que Hawayo Takata era Mestre no Sistema Usui de Reiki, estando qualificada a praticar e ensinar o sistema. Em julho de 1938, ela completou os seus estudos de anatomia e técnicas alternativas, em Chicago.

 

Primeira Mestra em Reiki no Ocidente

Em 1940, com a morte de Hayashi, a Mestra Takata se vê novamente sozinha e com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho de disseminar o Reiki. Ela enfrentou alguns pré-conceitos por causa de sua descendência japonesa e por falar de uma Energia de Cura com as mãos em uma sociedade cristã.

Nem por isso Takata desistiu! Ensinou e usou o Reiki todos os dias de sua vida.

 

Takata não somente ensinava o Reiki: ela o vivia.

reiki-takata-3A sua vida não era fácil, repleta de obstáculos e responsabilidades, as quais transformava sempre em oportunidades de crescimento espiritual, tornando o seu carácter cada vez mais forte.

Sabia sempre o que almejava encontrando os caminhos para a realização de seus propósitos. De personalidade viva, pontuada sempre por grande simplicidade e a curiosidade sadia de uma criança, questionando, explorando novas ideias e aprendendo.

Ela combinava esta simplicidade com uma intuição poderosa.

Nos seus últimos 10 anos de vida, iniciou 22 mestres, vindo a falecer em dezembro de 1980, pouco antes de seu aniversário.

Graças à força e dedicação de Hawayo Takata, o Reiki se espalhou no ocidente e é hoje conhecido no mundo inteiro!

 

Em Gratidão,
Marcos Simões

 

Você quer compartilhar?
Prefira os botões: curtir, tweet e enviar por e-mail.
Se optar por copiar, não se esqueça de copiar também os créditos e links.

 

Confira outros posts do Blog:
Aprenda a usar os Raios Divinos! Fraternidade Branca
Kuan Yin e a Chama Violeta
Magnified Healing

Consulte agenda

 

 

Tags:, , , , , , , , , , ,

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. edir

    Gostaria que tivessem a gentileza de manterem-me informada sobre os cursos e/ou eventos.
    Grata,Edir

  2. Ana Maria Horta de Zambrano

    Amei esse Blog.

  3. Amei a História de Takata, toda honra e glória a essa mulher que deixou os ensinamentos de reiki para nós.