06 / 07 / 2015 Comentários 7

Dicas da Medicina Chinesa para manter-se Saudável no Inverno. Saiba como elevar sua Energia Vital.

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O inverno é a estação em que a natureza hiberna e conserva a sua energia, cultivando os recursos que irão florescer na primavera.

Após a caída das folhas no outono, as árvores entram em repouso, preparando a nova geração de flores e frutos, na primavera.

O solo descansa para a nova semeação, as sementes entram em “estado de suspensão” e armazenam forças para brotarem na primavera. Os animais se recolhem, aguardando a estação dos próximos acasalamentos.

 

Assim como é na natureza, também é dentro de nós.

dicas-inverno-medicina-chinesa-4No inverno, sentimos a necessidade de nos recolher para dentro de nós mesmos, nos tornamos mais introspectivos e tendemos a ser mais silenciosos.

O inverno é a estação da introspecção e do recolhimento.

O silêncio do inverno contrapõe-se aos ruídos do verão. Um momento em que preferimos atividades mais tranquilas e em espaços fechados, levando-nos a convivências mais íntimas e aconchegantes.

No inverno, o corpo necessita de maior quantidade de energia para manter a temperatura corporal em níveis adequados.

Se quisermos acompanhar o fluxo natural de todo o Universo e em especial da própria Terra, a imagem da semente que guarda em si o potencial para gerar uma grande árvore deve ser o nosso guia.

 

A medicina chinesa e o inverno

Para a medicina chinesa, o inverno é a estação da quietude, repleto de dias curtos e noites longas: é a própria natureza nos informando sobre a postura correta que devemos assumir nesta estação.

dicas-inverno-medicina-chinesa-2Ainda segundo a medicina chinesa, o inverno é regido pelo elemento água e está relacionado com os rins e bexiga e também com a Força Vital que flui por todos os corpos.

No inverno, a água está desgastada, não apenas por causa da seca do outono, mas também pelo seu uso intenso na primavera e verão.

A água é o elemento que gera e mantém vida, sendo que 75% do nosso corpo é constituído de água. Água é, portanto, a essência da vida!

E no inverno, a essência da vida necessita de repouso, a fim de que tenha força suficiente para se expandir novamente na primavera.

 

Energia Vital, alimentação e inverno

E assim, o inverno é o período em que precisamos fortalecer a nossa própria energia de vida, “nutrir a seiva” – a Energia Vital, e nós a fortalecemos descansando e respeitando os ritmos mais “lentos” do corpo e nós a nutrimos bebendo bastante água e nos alimentando adequadamente.

Há um ditado popular na China que diz:

“Quando uma pessoa alimenta-se bem no inverno, adquire força suficiente para capturar um tigre na primavera.”.

 

Conselhos de inverno

O conselho que o inverno traz é: dormir mais um pouquinho durante a noite, ficar mais em casa, descansar durante o dia, aproveitar o tempo livre para atividades que tragam sensações prazerosas e que nutram o corpo e a Alma, além de economizar o gasto de energia.

Lembra dos filmes que não conseguiu ver e dos livros que não conseguiu de ler?

Este é o momento de colocá-los em dia.

O inverno é um período muito propício para passar as tardes embaixo das cobertas lendo os seus  livros preferidos, assistindo um DVD com a família, com amigos ou mesmo sozinho; comendo pipoca e tomando um gostoso chazinho morno.

É hora de fortalecer o íntimo, a essência, a seiva, a Energia Vital, e assim todo o corpo estará cheio de vida para “renascer” na primavera e ainda para abrigar o “Fogo do verão”.

É o momento de olhar para nossos projetos interiores, fortalecê-los e armazenar recursos, preparando-os para florescer na primavera.

 

Dicas de alimentação

Há uma forte tendência a acreditar que no inverno a alimentação deve ser “pesada” e tendemos a preferir alimentos tais como: carboidratos, frituras, feijoadas e doces.

Porém, entendendo que na natureza o momento é de economia de energia, a nossa alimentação deve seguir bem ao contrário do que pensamos. Alimentos “pesados” exigem mais do metabolismo e tendem a usar maior quantidade de energia para serem digeridos, enfraquecendo o organismo.

Estes alimentos, então, devem ser evitados, ou consumidos com moderação.

dicas-inverno-medicina-chinesa-3Nozes, castanhas e sementes são altamente recomendadas, pois possuem os níveis exatos de gorduras que necessitamos e são facilmente metabolizadas pelo organismo, além de nutrir, aquecer e elevar a energia corporal.

As frutas cozidas (como banana com mel e canela – no forno) podem ser ótimas alternativas para os doces, pois além de aquecer, nutrir e fortalecer o organismo, ainda trazem leveza ao estômago, sendo de fácil digestão e exigem menor uso de energia corporal para metabolizá-las.

Acrescentar raspas de gengibre e cravo da índia aos alimentos também é uma ótima opção para um sabor especial nas refeições, pois ajudam a aquecer o corpo.

A ingestão de líquidos não deve ser esquecida, uma vez que a água é fundamental para que a Energia Vital adquira a fluidez necessária para percorrer todo o organismo. Desta forma, os rins são também fortalecidos e purificados.

Chás, sopas e cozidos, que além de auxiliar na hidratação corporal, ainda colaboram na manutenção da temperatura corporal.

 

Uma receita para aquecer o corpo: chá da casca da tangerina

Rale a casca da tangerina numa quantidade suficiente para uma colher de sopa.

Coloque 1 xícara de água para ferver.

Quando levantar fervura, acrescente as raspas da casca e após 2 minutos apague o fogo e deixe descansar por 5 minutos.

Se desejar, pode acrescentar raspas de raiz de gengibre, aquecendo o corpo ainda mais rapidamente.

Você pode escolher beber o chá sem adoçá-lo ou, se preferir, adoce com um pouco de mel.

 

dicas-inverno-medicina-chinesa-1E os exercícios físicos?

Exercícios físicos são muito recomendados na época do inverno, pois ao ativar a circulação, aquecem e revitalizam. Porém, você deve lembrar-se que seu corpo está buscando economizar energia.

Então, evite extrapolar o ritmo que seu corpo está pedindo. Prefira caminhadas ao sol, exercícios leves como: Hatha-yoga, Tai-Chi-Chuan, alongamentos e afins.

O inverno não é o momento de modificar ou aumentar a elevar o seu ritmo de exercícios. Mantenha-se no ritmo e na frequência de exercícios que seu corpo já está acostumado.

 

Concluindo …

Quando seguimos em conformidade com a natureza, preservamos nossa saúde e nos tornamos pessoas mais felizes!

 

Eu te desejo um feliz e aconchegante inverno!
Tania Resende

 

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7 Comentários

  1. Márcia Crist Oliver

    Adorei este blog ! É profundo,importante,leve ao mesmo tempo; estou me sentindo com muita paz após estar percorrendo por seus artigos! Muito obrigada!

  2. Sandra Valéria Binotto

    Sugestões super bacanas, adorei. Não gosto do inverno, ele me afeta o emocional e fico meio melancólica.

    • Tania Resende

      Olá, Sandra:

      Fico feliz em saber que você gosta das nossas publicações e que as mesmas estão lhe fazendo bem.

      Volte sempre ao Blog Anima Mundhy.

      Luzes!

  3. Raquel Bail

    Ótimas dicas, moro no sul e apesar de gostar do inverno, sinto muito frio, vou experimentar o chá de casca de tangerina.Grata

  4. Vera Lucia franco

    Gostei muito da Materia ,Manter – se saudavel n Inverno