Gayatri Mantra é o mais poderoso mantra dos Vedas. É devotado à deusa Gayatri, considerada a Mãe dos Vedas, e foi criado para receber as vibrações solares que nos trazem vigor e entusiasmo.
Recomenda-se que ele seja cantado pela manhã, durante ou um pouco após o nascer do sol.
 
O que Sai Baba dizia sobre o Gayatri Mantra
“Nunca abandonem o Gayatri! Vocês podem deixar ou ignorar qualquer outro mantra, mas vocês deveriam recitar o Gayatri pelo menos algumas vezes durante o dia. Ele os protegerá dos perigos onde quer que vocês estejam – viajando, trabalhando ou em casa”.
 
Dizia Sai Baba ainda mais: “Os ocidentais investigaram as vibrações produzidas por este mantra e descobriram que quando ele é recitado com a pronúncia correta, como estabelecido nos Vedas, a atmosfera ao redor torna-se visivelmente iluminada”.
“Assim, o resplendor de Brahma descerá sobre vocês, animará os seus intelectos e iluminará o seu caminho quando este mantra for entoado. Gayatri é a Mãe, a força que anima toda a vida. Portanto, dele não se descuide nunca!”
 
Quando cantamos o Gayatri, o que estamos vibrando?
Gayatri Mantra nos coloca dentro da Ordem Divina, inspirando todas as nossas ações e pensamentos, guiando-nos para o equilíbrio, a harmonia e atraindo a Sabedoria Divina que atua reorganizando tudo ao nosso redor.
 

Om bhur bhuvaha svaha
Tat savitur varenyam
Bhargo devasya dhimahi
Dhiyo yonah prachodayat

 
Tradução Aproximada:
Ó deus da vida que traz felicidade
Dá-nos tua luz que destrói pecados
Que a tua divinidade nos penetre
E possa inspirar nossa mente
 
Pronúncia em português:
Om burbu vaa sua
Tatsa vitur varenn iamm
Bargoo De-vassia dii-marrii
Dioio naa pratcho daiat