05 / 10 / 2016 Comentários 0

Meditação: Chaves para o Sucesso nas suas Práticas Espirituais, com Resultados Fantásticos!

meditacao-chaves-sucesso-praticas-espirituais

Há muitos anos eu venho ensinando Técnicas para Meditar. E quando meus alunos chegam para a primeira aula, é muito comum acreditarem que Meditar é sentar-se em postura ereta e colocar a mente no vazio.

Bem, colocar a mente no vazio é o propósito final de todas Práticas e Técnicas Meditativas, mas – até que se consiga atingir esse estado mental -, há passos a serem conquistados. Afinal, nós – ocidentais -, enfrentamos uma imensa dificuldade para esvaziar a mente e liberar os pensamentos.

Sem contar que ao longo do dia acumulamos na mente outros milhares de pensamentos que de nada nos servem e – esses -, surgem “do nada”, exatamente quando não os desejamos.

Se você já se propôs a esvaziar a mente, sabe do que estou falando. Milhares de pensamentos passam em segundos! E, por esse motivo, eu costumo dizer que todo aprendizado e evolução – em qualquer que seja a Prática ou Técnica de Meditação -, começam por um expurgo mental.

 

Compreendendo o Processo Mental

meditacao-chaves-sucesso-praticas-espirituais-4Imagine a mente como uma rede de pesca. O pescador atira a rede ao mar e, quando a recolhe, ela traz os peixes que deseja, mas também traz um monte de “sujeira”, como pedaços de plástico, cascalhos, etc.

No fim do dia, a rede precisa ser limpa para que, no dia seguinte, possa ser lançada ao mar novamente em busca dos peixes.

Assim também é nossa mente. Ao acordarmos, lançamo-nos no mar da realidade e, ao chegarmos ao fim do dia, observamos que muitos pensamentos foram produtivos, mas também ficaram em nossa “rede” mental muitos pensamentos que em nada contribuíram para as nossas realizações e podem ser considerados “pensamentos lixo”.

Então, semelhante ao trabalho dos pescadores, é ideal limparmos nossa “rede” mental para obtermos melhores resultados no trabalho do dia seguinte.

 

Meditação para limpar a mente? Qual é o truque?

meditacao-chaves-sucesso-praticas-espirituais-1

A Meditação é o melhor processo para realizarmos essa limpeza. Ao começarmos a Meditar, a primeira percepção é de que não vamos conseguimos ficar no “vazio” mental, pois parece que os pensamentos não param de surgir em nossa mente.

Isso acontece porque estamos limpando a mente das “sujeiras” impregnadas nela. É um processo natural, um expurgo mental. Assim como o pescador limpa a sua rede de pesca, quando nos lançamos às Práticas de Meditação passamos algum período nos livrando dos “pensamentos lixo” acumulados na nossa mente.

O truque está em não alimentarmos cada pensamento que vem à mente e apenas observá-los os. Dessa forma, permitirmos que eles se vão.

Costumo dizer em meus cursos que a melhor atitude é não “brigar” com os pensamentos, evitando iniciar uma verdadeira luta interna para fazer os pensamentos pararem.

Por outro lado, sugiro também aos meus alunos que não se apeguem a nenhum pensamento, evitando um foco de atenção desnecessária. Brigar com os pensamentos que surgem e apegar-se a eles, apenas faz crescer o número de pensamentos na mente.

 

Aprendendo a limpar a mente

meditacao-chaves-sucesso-praticas-espirituais-2

Como praticante e Professor de Yoga, uso as Técnicas Yogues Milenares de Meditação para que a minha mente permaneça num foco e, dessa forma, coloco diante de mim outros elementos para prestar atenção, como por exemplo, um Exercício Respiratório.

Por experiência, Meditar em grupo pode ajudar bastante, uma vez que forma-se uma egrégora coletiva que auxilia muito a concentração por diversos motivos, além do fato de que o facilitador da Meditação é um ponto importante de apoio e de foco, cuja ação desviará a mente da dispersão que os “pensamentos lixo” provocam.

Tenho recebido diversos depoimentos de pessoas que costumam frequentar as Meditações no Anima Mundhy, onde dizem que quando participam das nossas práticas conseguem um estado de paz mental muito maior do que quando meditam sozinhas.

Vejo que a concentração de um único Ser, auxilia na concentração de todos. Os Budistas chamam a esse processo de Sangha, bem resumidamente, significa: ajuda mútua no desenvolvimento espiritual. Fica aqui a dica.

 

Chaves do Sucesso: Persistência e Constância

meditacao-chaves-sucesso-praticas-espirituais-3Se você está começando a Meditar agora, pode achar que o processo é difícil e demorado, mas isso se deve ao fato de que nesse início você está simplesmente limpando os “pensamentos lixo”, acumulados na “rede” mental.

E se você considerar o momento com atitude de observação, como sugeri acima, deixando ir as aflições e a luta interna, as dificuldades iniciais serão superadas e você seguirá para a próxima etapa do processo.

Alguns dos meus alunos por vezes se queixam de que não conseguem Meditar, pois os pensamentos não param de surgir na mente e pensam em desistir.

Nesses casos, eu lhes recomendo que percebam que as dificuldades não são, de fato, dificuldades, mas parte de um processo natural, uma etapa a ser vivenciada e superada. Eu os estimulo a ver essa etapa como uma limpeza mental, um dos maiores benefícios da Meditação.

Sempre digo que as chaves do sucesso para qualquer Prática Meditativa é a persistência e a constância, pois Meditando diariamente a mente se acalma com o passar do tempo, permitindo o acesso à informações mais profundas, provenientes da Alma e do nosso Ser Divino.

 

Meditação: um Belo Caminho

meditacao-chaves-sucesso-praticas-espirituais-6

Os resultados da Meditação são fantásticos! Como escrevi no artigo: Três Dicas Infalíveis para a Felicidade Plena, eu tenho visto muitos alunos meus superarem ansiedade e desconfortos emocionais ao praticarem as Técnicas da Meditação diariamente.

Além disso, a Meditação aumenta a capacidade de discernimento, promove a conexão com a Essência Divina, expande a Consciência, lhe coloca em contato com Seres de Luz e com seu Eu Superior, assim como com todo tipo de orientação que o Plano Espiritual tem disponível à você.

Se você se animou com a leitura desse artigo e está optando por iniciar esse Belo Caminho Meditativo, meu conselho é primeiramente buscar por uma Prática ou Técnica Meditativa que esteja em sintonia com você e que lhe traga conforto ao seu coração.

Meditação Yogue é uma das opções, repleta de recursos que lhe conduzem a focar em Mantras, Mudras, Exercícios Respiratórios e, inclusive, a Técnica da Meditação Ativa, excelente para quem não consegue permanecer muito tempo parado. E, diante da riqueza de elementos, basta você sentir qual é a melhor maneira de começar. Veja quando.

Meditar é muito bom. É um Belo Caminho para quem procura libertar-se dos ditames externos e encontrar sua própria forma de se expressar para o mundo.

Namastê,
Marcos Simões

 

Você gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos.
Copie e cole o link, acima no seu browser. Gratidão.
E consulte Agenda

 

Outras Sugestões:
Grande Fraternidade Branca e Invocação ao Raio Dourado
Oração à Divina Mãe Kuan Yin
Veja-se com os Olhos de Deus

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Comentários