28 / 11 / 2013 Comentários 2

Qual é a diferença entre o Reiki Tradicional e o Reiki Japonês? Perguntas e Respostas

reiki-3

Reiki e sua história: tudo começa com Mikao Usui

Para que você entenda essa diferença, preciso te contar a história do Reiki.

Tanto o Reiki Tradicional quanto o Reiki Japonês possuem a mesma origem: Mikao Usui.

Após muitos anos de pesquisa, estudo, meditação e árduo trabalho espiritual, sendo ele mesmo o exemplo de seus Princípios do Reiki, Mestre Mikao Usui conseguiu manifestar a Energia Universal de Vida em seu corpo físico, a qual denominou  Reiki.

 

O que é o Reiki Japonês?

Ao redescobrir o Reiki, Mikao Usui tornou-se um homem que possuía um profundo conhecimento, especialmente de si mesmo, e usava o Reiki de forma intuitiva.

Ele considerava que a Energia Universal de Vida estava integrada à sua própria energia pessoal, sentia que ReiKi fazia parte dele.

Após algum tempo trabalhando e vivenciando o Reiki, Mikao Usui desejou ensinar essa técnica e montou uma escola no Japão, onde seus “discípulos” eram estimulados a vivenciar o Reiki como ele mesmo vivenciava.

Desta maneira, Mikao Usui desenvolveu o Reiki como técnica de cura e como um recurso de crescimento pessoal e espiritual.

Então, podemos dizer que o primeiro Reiki a existir na Terra foi o Reiki Japonês.

A escola de Mikao Usui existe até os dias de hoje no Japão.

O curso de Reiki Japonês, tem como objetivo trazer para o ocidente a forma original de trabalhar com  a Energia Reiki, conforme Mikao Usui o fazia, em seu dia-a-dia.

Reiki Japonês amplia consideravelmente a experiência com Reiki.

 

O que é o Reiki Tradicional?

Um dos alunos da escola de Reiki do Mestre Mikao Usui era um médico chamado Chujiro Hayashi.

Quando Mestre Usui morreu, em 1926, Chujiro Hayashi já era Mestre em Reiki e trabalhava com a Técnica de Cura Natural Reiki, em Tóquio.

Como médico, Mestre Hayashi desenvolveu sua própria técnica de trabalho com o Reiki, utilizando seus conhecimentos da medicina japonesa para identificar 18 regiões do corpo físico, consideradas muito importantes para a saúde de todo o Ser.

Surgia uma nova maneira de uso e de aplicação da Energia Reiki, tão importante quanto o Reiki de Mikao Usui: as 18 posições do Reiki.

Mestre Hayashi não apenas acrescentou ao Reiki as 18 posições, como também facilitou a aprendizagem, pois ele sabia que nem todos vinham prontos para sentir a Energia Reiki nas mãos ou para usar a intuição durante a transmissão da energia.

No sistema de Hayashi, sentimos a força do Reiki como Energia de Cura ao vermos os resultados positivos dos tratamentos.

 

Mestra Takata e o Reiki Tradicional

Mestra Takata conheceu o Reiki e seus benefícios na clínica de Chujiro Hayashi, recebendo a iniciação de Mestra em Reiki, após vivências e estudos.

Após a morte do Mestre Hayashi, em 1941, Takata começou a ensinar o Reiki nos Estados Unidos, e foi assim que o Reiki chegou ao ocidente!

Os 22 Mestres em Reiki iniciados por Mestra Takata disseminaram seus ensinamentos com o nome de Reiki Tradicional.

 

Qual a diferença entre o Reiki Tradicional e o Reiki Japonês?

O Reiki Tradicional é a técnica que se espalhou pelo Ocidente com sua fonte no trabalho e vida dos Mestres Usui, Hayashi e Takata e realiza a aplicação da Energia Reiki segundo um sistema de 18 posições pré-definidas, para a imposição das mãos.

O Reiki Japonês chegou ao ocidente após o Reiki Tradicional e, embora a origem seja a mesma, Mikao Usui, a técnica de trabalho é outra e realiza a aplicação da Energia Reiki através da intuição e da sensibilidade das mãos, sem posições pré-definidas.

 

Reiki Japones e Tradicional

Ambos possuem a mesma origem e são a mesma Energia. Eu os considero um complementar ao outro.

Em meu trabalho, ministro o Reiki Japones junto com o Reiki Tradicional nível III, pois ambos auxiliam a encontrar o Mestre Interior e a promover uma mudança na forma de entender, trabalhar e trazer a Energia Reiki para a vida cotidiana.

 

Reiki é o caminho do Coração!
Marcos Simões

Você gostou desse artigo? Conhece pessoas que também vão gostar?
Então, compartilhe com elas. Use os botões acima do post.

Consulte Agenda de Eventos e Atividades Anima Mundhy.

 

Você tem perguntas?
Clique aqui

 

Todos os níveis do Reiki no Anima Mundhy

Reiki Tradicional, níveis I, II e II
Reiki Japonês
Reiki Mestrado

Informe-se!

 

Leituras complementares:
Reiki é religião?
Reiki: o que é uma Iniciação?
Reiki tem explicação científica? Um experimento

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Sou mestre em Reiki estou pesquisando sobre as diferentes tecnicas de Reiki.E gostei muito da explicaçao.Sou muito grata.