1. Home
  2. /
  3. Blog Anima Mundhy
  4. /
  5. Reiki
  6. /
  7. Reiki e as Teorias...

Reiki e as Teorias do Biocampo: o que a Ciência diz?

Por: Marcos Simões

Reiki: eu vou no Anima Mundhy
Atualmente, as pessoas estão explorando maneiras mais tradicionais de se sentir equilibrado e curar a mente-corpo como um todo.

Os sistemas médicos tradicionais, indígenas e pré-científicos documentaram que um biocampo pulsante equilibrado é a base do tratamento da mente-corpo-espírito. Acredita-se que as terapias com biocampo, como o Reiki, sejam intervenções de baixo risco.

A energia usada no toque terapêutico e no Reiki são concebidos como níveis mais altos de vibrações além de nossas habilidades perceptivas normais. O conceito de energia faz parte da história que remonta ao médico grego Hipócrates, considerado uma das figuras mais proeminentes da história da medicina. O fato é que não sabemos exatamente como o Reiki funciona, mas sabemos que o Reiki é uma técnica de cura vibracional e pode ser também vivenciada code forma similar a uma prática espiritual, como meditação e ioga.

Ao explorar o Blog Anima Mundhy, você vai encontrar o artigo: Reiki como Meditação, cuja leitura vai complementar o que escrevo aqui.

O que é Terapia de Biocampo? O que a Ciência diz?

Longe de ser apenas uma teoria, o biocampo, tema de estudos e pesquisas realizados desde muito tempo em vários países, por vários cientistas, hoje é considerado um fator determinante da saúde.

Nas últimas décadas muitas pesquisas foram feitas com o objetivo de avaliar condições e resultados das terapias como Reiki, Acupuntura e Homeopatia e as pesquisas apontaram para a existência de um campo eletromagnético de fraca intensidade produzido por todos os seres vivos.

Este campo é o que chamamos de “energia vital” e seria um campo biológico que interage com o meio ao redor e que pode ser o ponto de partida para a convergência entre as perspectivas ocidental – mecanicista e adepta da visão fragmentada do ser humano – e oriental – que interpreta um ser humano como indivisível em corpo, mente e espírito – na medicina.

O conceito do biocampo já vinha sendo estudado pelo alemão Hans Driesch, no fim do século XIX, mas o primeiro cientista a considerá-lo um fator presente desde a formação do embrião foi o russo Alexander Gurwitsch, em 1944. Mas, apesar de embasadas cientificamente, estas considerações não foram adiante.

Entretanto, somente há alguns anos, uma nova leva de cientistas trouxe o conceito de biocampo de volta para o centro dos debates. O biofísico chinês Chang Lin Zhang denominou esse campo biológico de “corpo eletromagnético” e o classificou como um campo ultra fraco de ondas estacionárias que constituem a anatomia energética, incluindo-se aí os chacras e os meridianos de acupuntura, definindo-o como um fator básico para a vida.

Tempos depois, nos EUA, Savely Sawa, um engenheiro de Berkeley, trouxe uma contribuição bastante significativa afirmando que o biocampo vai além dos limites do eletromagnetismo, incorporando um componente mental não físico que transportaria a informação da intenção para o mundo físico. Evoluindo ainda mais, a biofísica Beverly Rubik, uma das maiores cientistas e autoridades no assunto, propõe então a existência de corpos sutis além do corpo físico de que temos conhecimento. Tal qual os hindus acreditam, estes corpos envolveriam domínios da mente, da alma e do espírito.

Apesar de algumas divergências, todos os pesquisadores que estão envolvidos com o conceito de biocampo têm um ponto de convergência: eles aceitam que o biocampoé um campo que organiza a vida global, presente em todo e qualquer indivíduo.

Para efeito de comparação seria algo como a holografia que, assim como envia informações para o holograma, o biocampo envia informações para todo o corpo. Estas afirmações fazem todo sentido e criam um novo paradigma.

Muito legal, né?

Como atua o Biocampo? 

A função do biocampo seria a de integração e a organização, ou seja, ele controla a bioquímica e a fisiologia do organismo e promove, através do eletromagnetismo, a integração entre as partes, organizando o organismo..

A aplicação de certos campos eletromagnéticos sobre os campos eletromagnéticos do organismo (como o Reiki ou a Acupuntura) tem trazido resultados positivos, como a regeneração de tecidos mais delicados, a formação de tecido ósseo, a redução de dores em pacientes crônicos, o fortalecimento do sistema imunológico e melhoras psicofisiológicas, como também grandes avanços no tratamento do mal de Parkinson, AIDS e câncer.

O que é Reiki? A Energia Vital Universal que se une ao seu Campo Eletromagnético!

Reiki (pronuncia-se rrei-qui) é o termo japonês para energia universal que se originou milhares de anos atrás no Tibete.

Rei significa Universal e Ki significa Energia Vital.

juntos, significam: Força Vital Universal.

Ki tem o mesmo significado que Chi em chinês e Prana em sânscrito.

Como o Reiki é praticado?

A prática do Reiki é se faz através da imposição das mãos sobre o corpo em uma série de posições ordenadas para ajudar no aumento do fluxo de energia por todo o corpo.

Os praticantes de Reiki não direcionam a energia, pois Rei-Ki contém em si a Sabedoria Divina viaja para os lugares do corpo que precisam de cura.

É importante notar que não existe um sistema de crenças religiosas associado ao Reiki. A crença de como a energia flui no corpo é a premissa de entender os efeitos do Reiki.

Leia sobre Reiki é Religião?

Reiki, como Técnica Terapêutica, se baseia na Energia Vital: Biocampo!

Reiki se baseia na ideia de que existe uma Energia Vital invisível fluindo em todos os seres vivos, alimentando e nutrindo células, moléculas e elétrons, com o objetivo de manter e sustentar os impulsos de vida em perfeição.

Reiki, como Técnica de Cura, além de fortalecer a Energia Vital e estimular o retorno ao equilíbrio, ainda previne e reduz o estresse, promovendo grande relaxamento.

Nesse sentido, Reiki é um excelente instrumento de combate à ansiedade, à depressão e a todo tipo de incômodo, não apenas emocional, como também físico e mental.

Quais são os benefícios do Reiki?

O tratamento de Reiki ajuda a diminuir o estresse, liberando a tensão de todo o organismo. A pessoa que recebe a Energia Reiki recupera – pouco a pouco -, o seu equilíbrio no corpo, nas emoções, na mente e no espírito.

Com Reiki inicia-se as ativações de mecanismos de cura holística (envolvendo a pessoa em todos os níveis).

De forma bem resumida, Reiki reduz a ansiedade, a depressão e alivia a dor, especialmente a dor pós-operatória.

O Reiki é cada vez mais utilizado em uma variedade de doenças e desequilíbrios. sendo excelente como coadjuvante nos tratamentos os médicos, acelerando a cura e o restabelecimento da saúde perfeita.

Benefícios físicos

  • Cria um relaxamento profundo e ajuda a aliviar o estresse e a tensão.
  • Dá a você um alto nível de energia
  • Ajuda a dormir melhor e mais profundamente
  • Reduz a pressão sanguínea
  • Alivia a dor de ferimentos agudos (não os cura!)
  • Traz o corpo para corrigir o equilíbrio e harmonia
  • Ajuda a ajudar o corpo a limpar-se de toxinas

Benefícios emocionais

  • Minimiza o estresse emocional, ansiedade, depressão e insônia
  • Aumenta a auto-estima e melhora os níveis de confiança
  • Melhora a memória
  • Aumenta a criatividade e intuição
  • Ajuda no processo de luto
  • Benefícios espirituais
  • Conecta você com uma consciência superior
  • Aumenta seu nível vibracional
  • Conduz e aprimora o despertar espiritual
  • Inspira orientação em situações questionáveis

Os médicos reconhecem que os pacientes com acesso a seus recursos internos se saem melhor e são mais fáceis de tratar.

Outros textos sobre Reiki, nessa sessão >> Reiki.
>> Todos os níveis do Reiki no Anima Mundhy, São Paulo
Consulte >> Agenda

Reiki para aliviar o estresse: faça Pausas para receber ou para se autoaplicar!

A vantagem do Reiki é enorme!

Você pode tanto receber Reiki de um terapeuta habilitado como também pode trazer a energia Reiki para suas mãos, a fim de beneficiar-se de momentos de autoaplicação da Técnica.

Estudos recentes comprovaram que Reiki traz pode trazer benefícios incríveis e os resultados são vistos quase que instantaneamente em todos os aspectos da vida.

Se você se interessou e quer adotar o Reiki em sua empresa ou organização, entre em contato conosco >> contato@animamundhy.com.br

Namestê,
Marcos Simões

Reiki, do nível 1 ao Mestrado, no Anima Mundhy, em São Paulo.

Consulte Agenda de Cursos
Agende sua sessão Reiki >> (11) 3567-7223

Fonte de Pesquisa: Instituto Biofao

 
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.