1. Home
  2. /
  3. Blog Anima Mundhy
  4. /
  5. Reiki
  6. /
  7. Reiki Japonês: o Resgate...

Reiki Japonês: o Resgate da Origem.

Por: Marcos Simões

O Reiki é uma técnica que foi concebida e desenvolvida por um monge budista chamado Mikao Usui.

A palavra Reiki significa Energia Vital Universal (Rei – Energia Universal e Ki – Energia Vital). A cura energética atinge os campos de energia ao redor do corpo e fluem para o próprio corpo, por meio dessa tecnica.

 

A origem

Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lubeck e William Lee Rand, “The Spirit of Reiki”, Mikao Usui estudou, quando jovem, Kiko (a versão japonesa do Chi Kung – uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento), no templo budista Tendai, no Monte Kurama, Norte de Kyoto.

Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia desvitalizado. Algo que não foi do agradado a Mikao Usui e que teria feito nascer a semente daquilo que hoje conhecemos como Reiki.

Segundo William Lee Rand (no mesmo livro), Mikao Usui viajou depois por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento teriam criado as fundações da incrível bênção que ele deixou à humanidade, o Reiki.

 

A iluminação de Mikao Usui

Em março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação, ou expansão dos sete principais chacras do corpo humano) e com esse movimento ele entrou em contato direto com o conhecimento universal, onde aprendeu a forma correta de utilizar a energia vital (ki) para a cura sem ficar desvitalizado.

Após essa experiência, Mikao Usui se dedicou a utilizar e ensinar a técnica e tinha, na sua mente, todas as ferramentas para tal, que são os símbolos sagrados e codificados de Reiki. Usui aplicou então a energia em si próprio e depois nas pessoas mais próximas a ele. E, em Abril de 1922, abriu a escola de Reiki que existe até os dias atuais, a Usui Reiki Ryoho Gakkai.

 

O caminho do Reiki

Depois que se estabeleceu, a escola prosperou e o conhecimento do Reiki se espalhou pelo país. Por ocasião de um grande terremoto, Mikao Usui e seus alunos foram para as ruas socorrer as pessoas e aplicar a técnica. Em reconhecimento pelo grande trabalho executado ele recebeu uma comenda da família real.

A partir daí, pessoas de destaque da sociedade, inclusive da Marinha Japonesa, passaram a se interessar pela técnica, tendo Usui iniciado Mestre 3 importantes oficiais da Marinha, um dos quais seria responsável pela difusão da técnica, Chujiro Hayashi, que iniciou a Mestra Hawayo Takata, que foi quem trouxe e disseminou o Reiki para o Ocidente.

Assim o Reiki que se “espalhou” pela Europa e Continente Americano ficou conhecido como Reiki Tradicional Ocidental e tem sua estrutura de cursos e suas bases de atuação pautadas nos conhecimentos e realidades dos Mestres Chujiro Hayashi e Hawayo Takata.

 

O resgate da origem

O Reiki Japonês é a linha de Reiki que chegou ao Ocidente posteriormente ao trazido pela Mestra Takata, é um conhecimento que foi resgatado e apresenta algumas diferenças do Reiki praticado no Ocidente, saiba mais no post: diferenças entre o Reiki Ocidental e o Reiki Japonês.

Uma das características do Reiki Japonês é o resgate do lado espiritual da técnica, pois o Reiki Ocidental foi tratado como uma técnica de cura e bem estar e para isso não se entra em contato direto com o lado espiritual inerente à ela.

Porém, o Reiki tem sua origem pautada nos conhecimentos de um monge budista, Mikao Usui, e os símbolos utilizados nessa técnica possuem uma conexão com a energia dos Budas a qual é compreendida e ensinada no curso de Reiki Japonês. Além desse resgate da consciência espiritual, no curso de Reiki Japonês são ensinadas 21 técnicas de atuação que aprofundam o trabalho e atuam de forma muito eficaz no restabelecimento do equilíbrio integral.

Para mim, por resgatar a origem da técnica de Reiki, o Reiki Japonês amplia a compreensão e a capacidade de atuação dessa maravilhosa técnica de transmissão de Energia Universal de Vida.

 

Reiki Japonês resgata 21 Técnicas de Transmissão de Energia

Em Reiki Japonês, o Símbolo Reiki do Mestre é utilizado para cura, complementando as 21 técnicas japonesas de transmissão de Energia. E ainda, faz parte do Reiki japonês, recursos como desobsessão e purificação do sangue, através da Energia Reiki, estão incluídos entre as 21 técnicas que você vai aprender, e trazem para suas mãos mais um importante instrumento de cura e auto-cura, conforme Mikao Usui ensinava.

 

Meditação Gasho e Reiji-Ho de Mikao Usui

No Reiki Japonês, os praticantes também entram em contato com a Meditação Gassho – uma meditação que Mikao Usui ensinava aos seus discípulos e o – Reiji-Ho – com a finalidade de preparar e sintonizar o praticante Reiki com a Essência Divina para atuar de forma eficaz com esta técnica de cura.

 

Reiki Japonês: inúmeros benefícios!

Segundo o site da Medical News Today , os efeitos curativos são mediados pela canalização da Energia Vital conhecida como Ki, pronunciado “chi” pelos chineses; na Índia, é conhecida como “prana”. É a energia da força vital que envolve a todos nós, que permeia nosso corpo e todas as formas de vida no planeta.

Veja outras comprovações em: Experimentos científicos com Reiki

Reiki Japonês é usado para ajudar a relaxar, ajudar nos processos de cura natural do corpo e desenvolver bem-estar emocional, mental e espiritual

O relaxamento profundo, ajuda as pessoas a lidarem com as dificuldades, alivia o estresse emocional e melhora o bem-estar geral. As pessoas que recebem Reiki descrevem-no como “intensamente relaxante”.

O Reiki Japonês pode ser usado para ajudar a tratar câncer, doença cardíaca, ansiedade, depressão, dor crônica, infertilidade, distúrbios neurodegenerativos, autismo, Doença de Crohn e síndromes de fadiga, entre outras.

Se você se interessou e quer saber algo específico sobre essa técnica, entre em contato comigo >> contato@animamundhy.com.br

Namastê,
Marcos Simões

 

Cursos em Reiki Japonês, São Paulo ou Online

Consulte Agenda

Você gostou? Compartilhe com seus amigos apenas mensagens positivas.

Use os botões acima do post

 
COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.