20
fb-share-icon20

O Reiki é uma técnica que foi concebida e desenvolvida por um monge budista chamado Mikao Usui.

A palavra Reiki significa Energia Vital Universal (Rei – Energia Universal e Ki – Energia Vital). A cura energética atinge os campos de energia ao redor do corpo e fluem para o próprio corpo, por meio dessa tecnica.

 

A origem

Segundo as investigações de Frank Arjava Petter, reveladas no seu livro em parceria com Walter Lubeck e William Lee Rand, “The Spirit of Reiki”, Mikao Usui estudou, quando jovem, Kiko (a versão japonesa do Chi Kung – uma arte oriunda da China para melhorar a saúde através de meditação, exercícios de respiração e exercício em movimento), no templo budista Tendai, no Monte Kurama, Norte de Kyoto.

Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia desvitalizado. Algo que não foi do agradado a Mikao Usui e que teria feito nascer a semente daquilo que hoje conhecemos como Reiki.

Segundo William Lee Rand (no mesmo livro), Mikao Usui viajou depois por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Todo o intenso e continuado interesse no conhecimento teriam criado as fundações da incrível bênção que ele deixou à humanidade, o Reiki.

 

A iluminação de Mikao Usui

Em março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação, ou expansão dos sete principais chacras do corpo humano) e com esse movimento ele entrou em contato direto com o conhecimento universal, onde aprendeu a forma correta de utilizar a energia vital (ki) para a cura sem ficar desvitalizado.

Após essa experiência, Mikao Usui se dedicou a utilizar e ensinar a técnica e tinha, na sua mente, todas as ferramentas para tal, que são os símbolos sagrados e codificados de Reiki. Usui aplicou então a energia em si próprio e depois nas pessoas mais próximas a ele. E, em Abril de 1922, abriu a escola de Reiki que existe até os dias atuais, a Usui Reiki Ryoho Gakkai.

 

O caminho do Reiki

Depois que se estabeleceu, a escola prosperou e o conhecimento do Reiki se espalhou pelo país. Por ocasião de um grande terremoto, Mikao Usui e seus alunos foram para as ruas socorrer as pessoas e aplicar a técnica. Em reconhecimento pelo grande trabalho executado ele recebeu uma comenda da família real.

A partir daí, pessoas de destaque da sociedade, inclusive da Marinha Japonesa, passaram a se interessar pela técnica, tendo Usui iniciado Mestre 3 importantes oficiais da Marinha, um dos quais seria responsável pela difusão da técnica, Chujiro Hayashi, que iniciou a Mestra Hawayo Takata, que foi quem trouxe e disseminou o Reiki para o Ocidente.

Assim o Reiki que se “espalhou” pela Europa e Continente Americano ficou conhecido como Reiki Tradicional Ocidental e tem sua estrutura de cursos e suas bases de atuação pautadas nos conhecimentos e realidades dos Mestres Chujiro Hayashi e Hawayo Takata.

 

O resgate da origem

O Reiki Japonês é a linha de Reiki que chegou ao Ocidente posteriormente ao trazido pela Mestra Takata, é um conhecimento que foi resgatado e apresenta algumas diferenças do Reiki praticado no Ocidente, saiba mais no post: diferenças entre o Reiki Ocidental e o Reiki Japonês.

Uma das características do Reiki Japonês é o resgate do lado espiritual da técnica, pois o Reiki Ocidental foi tratado como uma técnica de cura e bem estar e para isso não se entra em contato direto com o lado espiritual inerente à ela.

Porém, o Reiki tem sua origem pautada nos conhecimentos de um monge budista, Mikao Usui, e os símbolos utilizados nessa técnica possuem uma conexão com a energia dos Budas a qual é compreendida e ensinada no curso de Reiki Japonês. Além desse resgate da consciência espiritual, no curso de Reiki Japonês são ensinadas 21 técnicas de atuação que aprofundam o trabalho e atuam de forma muito eficaz no restabelecimento do equilíbrio integral.

Para mim, por resgatar a origem da técnica de Reiki, o Reiki Japonês amplia a compreensão e a capacidade de atuação dessa maravilhosa técnica de transmissão de Energia Universal de Vida.

 

Reiki Japonês resgata 21 Técnicas de Transmissão de Energia

Em Reiki Japonês, o Símbolo Reiki do Mestre é utilizado para cura, complementando as 21 técnicas japonesas de transmissão de Energia. E ainda, faz parte do Reiki japonês, recursos como desobsessão e purificação do sangue, através da Energia Reiki, estão incluídos entre as 21 técnicas que você vai aprender, e trazem para suas mãos mais um importante instrumento de cura e auto-cura, conforme Mikao Usui ensinava.

 

Meditação Gasho e Reiji-Ho de Mikao Usui

No Reiki Japonês, os praticantes também entram em contato com a Meditação Gassho – uma meditação que Mikao Usui ensinava aos seus discípulos e o – Reiji-Ho – com a finalidade de preparar e sintonizar o praticante Reiki com a Essência Divina para atuar de forma eficaz com esta técnica de cura.

 

Reiki Japonês: inúmeros benefícios!

Segundo o site da Medical News Today , os efeitos curativos são mediados pela canalização da Energia Vital conhecida como Ki, pronunciado “chi” pelos chineses; na Índia, é conhecida como “prana”. É a energia da força vital que envolve a todos nós, que permeia nosso corpo e todas as formas de vida no planeta.

Veja outras comprovações em: Experimentos científicos com Reiki

Reiki Japonês é usado para ajudar a relaxar, ajudar nos processos de cura natural do corpo e desenvolver bem-estar emocional, mental e espiritual

O relaxamento profundo, ajuda as pessoas a lidarem com as dificuldades, alivia o estresse emocional e melhora o bem-estar geral. As pessoas que recebem Reiki descrevem-no como “intensamente relaxante”.

O Reiki Japonês pode ser usado para ajudar a tratar câncer, doença cardíaca, ansiedade, depressão, dor crônica, infertilidade, distúrbios neurodegenerativos, autismo, Doença de Crohn e síndromes de fadiga, entre outras.

Se você se interessou e quer saber algo específico sobre essa técnica, entre em contato comigo >> contato@animamundhy.com.br

Namastê,
Marcos Simões

 

Cursos em Reiki Japonês, São Paulo ou Online

Consulte Agenda

Você gostou? Compartilhe com seus amigos apenas mensagens positivas.

Use os botões acima do post