Como as teorias da conspiração atraem seguidores?
Teorias da conspiração, assim como teorias de fim do mundo, catástrofes e tantos outros temas similares, parece ter virado moda, já há algum tempo.
Não bastou sobrevivermos à 2012. Os que creem em eventos negativos assolando a Terra e gostam de dramas para se sentirem vivos, não se conformam e inventam outros eventos e outras agendas.
Suas páginas, sites, postagens, vídeos e textos são tão convincentes que os mais desavisados ou mal informados ou aqueles que estão em plena sintonia com o drama e com o pessimismo compram facilmente suas ideias e passam a viver de acordo com elas.
Aqueles que creem em algo com muita convicção, não aceitam nenhum outro ponto de vista, mesmo que Deus desça à Terra com argumentos contrários. Você já percebeu isso?
Pessoas rígidas em suas crenças se tornam inflexíveis e fechadas em seu mundinho, se apegam às suas próprias verdades e são capazes de encontrar argumentos “aparentemente” sérios para justificarem suas ideias.
 
Os catastrofistas, suas teorias e seus seguidores
Apenas para exemplificar, perceba que os catastrofistas ficam atrás de mínimos tremores de terra, mínimas citações e outros mínimos eventos naturais, buscando comprovações. E vão encontrar em algum momento, já que são eventos que sempre aconteceram, vão continuar a acontecer e fazem parte da natureza.
Há também uma forte tendência à interpretar qualquer informação segundo sua própria visão. Você já observou que todas as informações podem ser adaptadas para se encaixarem em qualquer ideologia? Se você muda uma única palavra, o sentido de um parágrafo inteiro pode ser alterado. É assim que as diferentes ideologias da mídia funcionam e a informação, embora distorcida, fica parecida com o fato real. Preste atenção, pois são artimanhas da manipulação.
Aquele velho ditado: “Quem procura, acha“, tá valendo! Obviamente, encontrar prenúncios que possam comprovar suas crenças – mesmo que mínimos -, fortalece suas crenças e angariam mais seguidores.
O Ser Humano, quando imbuído de seu ego inferior, tem a tendência a fazer isso com todos os temas, já reparou?
Não pretendo me estender muito nesse tema, uma vez que eu (e os meus Mentores Espirituais) tenho enfatizado – desde há muito – sobre a importância do discernimento, da leitura nas entrelinhas, da pesquisa na fonte e do pensamento aberto a outros pontos de vista.
 
Como surge uma teoria e o mecanismo de fazer seguidores
O meu propósito nessa postagem é compartilhar com você um vídeo muito legal sobre o tema. O vídeo de 30 minutos foi produzido pelo biólogo Pirula, onde ele parte de uma certa teoria de que a Terra é plana e mostra como é fácil criar uma teoria falsa, argumentar sobre ela e ainda fazer seguidores rapidamente.
O biólogo Pirula tem um canal no youtube, onde ele expõe suas ideias sobre ciência, religião, e dá a opinião dele sobre atualidades que eu achar mais relevantes. Melhor que a explicação dele, só desenhando.
Muito bom! Vale a pena assistir até o final.

Luz, Paz e Discernimento!
Tania Resende
 
Cursos Anima Mundhy
Consulte agenda
 
Links:
Buda, Wesak e Shamballa: o “Caminho do Meio”
Novena de Kuan Yin: um caminho para milagres