29 / 06 / 2015 Comentários 2

Você sabia que o maior desafio da Evolução Humana está no Corpo Mental?

Num post anterior, eu contei sobre o trabalho que Metatron vem realizando conosco em nossos encontros de meditação e nesse texto falei brevemente sobre o corpo mental.

Clique aqui para ler.

Complementando o tema, trago agora informações bem interessantes para que você continue a refletir.

 

O Corpo Mental Inferior, na visão do Grupo Ramatis

Segundo A. Cavalcanti, do grupo Ramatis, o corpo mental inferior é formado pela Mente Instintiva. É a sede onde, na intimidade do homem, permanecem em estado latente as paixões, emoções, sensações, apetite, instintos, sentimentos, impulsos e desejos da natureza grosseira e violenta, porque são provindos da época de sua formação animal.

Cabe ao homem disciplinar e dominar essas forças vivas que herdou da “fase animal”. Deve, ele, examinar as ações intempestivas, os impulsos e submetê-los ao raciocínio superior.

A brutalidade, a malícia, a violência, a desforra, a astúcia ou a voracidade, embora sejam qualidades necessárias a sobrevivência do animal, no homem, sob a direção da Mente Instintiva, é um grande mal, pois o homem já possui o discernimento superior do raciocínio.

A. Cavalcanti, autor desse estudo, faz uma curiosa associação de alguns comportamentos humanos com certos tipos de animais, tais como: a traição é instinto do tigre; a perfídia é da cobra; o orgulho é do pavão; a glutonice é do porco; a crueldade é da hiena, o egoísmo é do chacal; a libidinosidade do macaco; a fúria é do touro; a brutalidade é do elefante e a astúcia é da raposa.

 

Qual é a origem da Mente Instintiva? E como se desenvolve?

A Mente Instintiva é a manifestação Cósmica mais elementar, operando nos mundos planetários, pois a sua primeira atuação é no reino mineral, onde dá forma aos cristais.

Do reino mineral, a Mente Instintiva se amplia para o reino vegetal e as plantas já demonstram inteligência instintiva que as faz interagir com o ambiente, pois movimentam-se em busca de Luz e de água, assim como também agem em busca do processo de fecundação, germinação e crescimento.

Depois, em sentido cada vez mais ascendente, a Mente Instintiva elabora e coordena o reino animal, onde sua interferência valiosa prepara os rudimentos do corpo carnal para servir ao homem futuro.

 

Sabedoria Instintiva no Ser Humano

No homem, a Mente Instintiva já se manifesta com sabedoria instintiva, orientando e controlando todos os atos humanos, que podem ser executados sem a atenção do consciente, pois toda experiência ou conhecimento acumulado é o resultado do desenvolvimento desde o reino mineral, vegetal e animal, transformando-se no alicerce para o homem firmar-se na conquista dos planos superiores.

A Mente Instintiva é o arquivo dos aprendizados por toda a vida, para serem consultados no momento necessário e utilizados, sem precisar consultar o intelecto mediante a necessidade de realizar uma operação já aprendida, como na execução de uma música, no ato de dirigir um veículo, de escrever.

A Mente Instintiva se encarrega de recordar ao homem seu aprendizado anterior.

 

Da Mente Instintiva para a Mente Superior: o caminho da evolução

Cabe ao homem aprender a controlar sua Mente Instintiva e não se deixar levar pelos sentimentos e desejos primitivos, que existem apenas para nos auxiliar em nossa sobrevivência e não para nos “escravizar” e fazer com que fiquemos a repetir os passos de nosso passado, presos a comportamentos hostis e desrespeitosos com o próximo.

Devemos procurar dar “voz” à Mente Superior que nos auxilia a entrar em contato com as virtudes Divinas e a equilibrar os instintos.

Somos todos capazes de raciocinar, discernir, intuir e controlar nossos impulsos, pois somos todos Seres de Luz e temos nossa Mente Superior a nos orientar em nossas escolhas e decisões.

 

Concluindo …

Para continuarmos o nosso processo de evolução é necessário transpor sentimentos e desejos primitivos, deixar de repetir comportamentos desnecessários ao homem, para que aprendamos a pensar e agir de forma amorosa e manifestar, assim, a parte Divina que está dentro de nós.

E este é o grande desafio deste momento da Humanidade: o controle e a transformação da Mente Instintiva, a fim de que possamos seguir para outros níveis da existência.

Devemos migrar do homem puramente instintivo e carnal para o Homem Espiritualizado, cuja vida é coordenada por uma Mente Superior.

 

O Espírito sobre a matéria!

Afinal, como diz Pierre Teilhard de Chardin:  “Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.”

 

Namastê

Marcos Simões

 

Para compartilhar:
Use os botões “curtir” e “enviar por e-mail”, acima do post.
Compartilhe também os créditos e links.

 

Buscando transformar os seus sentimentos?
Sugerimos: Práticas de Desenvoilvimento Espiritual
Consulte agenda.

 

Links:
Reiki: caminho para a 5.a dimensão. Amor, Prosperidade e Abundância!
Reiki e os 21 dias de purificação: qualidade de vida.
Casamento Gay: saiba qual é a visão do Budismo sobre o tema
Vamos falar sobre o sentimento de culpa? Dicas para sua libertação!

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,

 

Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Luiz Carlos Varbosa

    Muito boa a explanação.
    Você trabalha com meditação
    Transcendal?