A dualidade mente e coração.

Por: Marcos Simões

Atualmente tenho visto muitas pessoas se “digladiando” em nome da igualdade e do respeito as diferenças.

Os ideais e as propostas são justos, porém a forma de abordá-las e defendê-las é que precisamos prestar atenção. Pois, o que vejo em muitos desses embates é a ênfase que tem sido dada à mente em detrimento do coração, o qual está sendo “esquecido” e substituído pela valorização do intelecto.

Na suposição de uma consciência de evolução humana, que está colocada como “bandeira” dessas reivindicações, a mente se tornou uma grande força operante a serviço do ego. Mas, é preciso compreender que o real conceito de evolução humana não está no fato de alimentar o ego e entrar em homéricas disputas, mas sim, em alimentar a energia do coração.

Originalmente, o propósito inicial da mente, no ser humano, era ser uma competência a serviço do coração e não o contrário. Vejo que, de maneira geral, as pessoas têm ignorado os apelos do coração perdendo a habilidade de reconhecer que ele é a grande inteligência da alma. O coração, que tudo sabe, sempre oferece a melhor e mais elevada orientação que nos direciona ao nosso bem maior.

É preciso entender que a mente controlada somente pelo ego torna-se excessivamente confusa, com medos, julgamentos e conceitos errôneos que controlam a nossa programação interna gerando desequilíbrios, desentendimentos e o desejo de controlar tudo e todos em sua realidade.

Em nossa história, como humanidade, por termos alimentado essa mente egóica por séculos e abandonado a energia do coração, vida após vida criamos uma série de experiências de dor, pobreza, miséria e guerras, tanto coletivas como individuais.

A mente humana, sem a sabedoria do coração, é incapaz de se conectar com a Sabedoria Divina, pois apenas o coração tem essa chave mágica. Como já disse, no início a mente foi projetada para ser um receptor de informações a serviço do coração, o qual sabe exatamente o que fazer com cada informação que acessamos em nossa realidade.

A mente é uma ferramenta maravilhosa utilizada para aprender e analisar todas as informações sensoriais que experimentamos em nossa evolução. Porém, para analisar é preciso observar e diferenciar (princípio da dualidade), e para aprender, adquirir conhecimento intelectual é preciso observar uma realidade e qualificá-la e/ou quantificá-la (princípio dos julgamentos).

O coração, no entanto, mantém-se aberto e receptivo a todas as possibilidades, ele nos conecta a tudo o que é, não questionando ou analisando essa conexão, apenas sente a energia proveniente. É o coração quem tem a capacidade de escolher a ação correta e se engajar nela.

O coração confia, ele absorve tudo como um fluxo contínuo e pulsa com alegria e admiração. E disso surgem a aceitação e a compaixão que são fatores imprescindíveis às mudanças que queremos.

Para compreender quem nós somos temos que aceitar o que fazemos e para compreender quem os outros são temos que aceitar o que eles fazem. Agora, é importante saber que aceitar não significa, necessariamente, concordar ou compactuar, mas sim, reconhecer uma verdade estabelecida, reconhecer um fato como ele é, não como você supõe que ele seja. E se for necessário modificar essa realidade, aprender a fazê-lo através da compaixão, da misericórdia e do perdão advindos do coração.

A verdadeira mudança evolucional não está baseada nos argumentos e nas discussões sectárias da mente egóica, mas sim na aceitação, compaixão e ações advindas da energia do coração.

“O papel da mente é aprender e analisar. O papel do coração é escolher e realizar. Corações conectam e mentes separam.” (Aurélia; Livro Telos)

Pense, sinta, reflita e escolha, qual caminho você quer trilhar?

 

Você gostou? Compartilhe com seus amigos!
Use os botões acima do post. Gratidão!

Links:

Ressonância Metatrônica – Uma técnica da nova era.
História Humana: registros que não estão nos livros. Onde estão?

>> Para elevar suas vibrações, escolha >> Terapias Online Anima Mundhy
Agende, sessões online ou presenciais: (11) 35677223 e contato@animamundhy.com.br

Outras Atividades Anima Mundhy

Ascensão e Automaestria
Reiki
Iniciações a Luz

Consulte Agenda

 
COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *