- Home
- /
- Blog Anima Mundhy
- /
- Yoga
- /
- Qual é o significado...
Qual é o significado e as causas da dor nas costas? Aprenda com os alertas do corpo! Saúde integral.
Dor no ombro e pescoço. Saúde Integral
Depois da dor na coluna, a dor nos ombros e no pescoço é a queixa mais frequente ouvida por ortopedistas, diz o médico Dr. Drauzio Varella.
Pensando sobre o assunto, observei que sentir dor nos ombros e no pescoço é mais comum do que se imagina e é muito mais frequente hoje que em tempos passados. Tenho visto não apenas adultos queixarem-se desse sintoma, mas também e, lamentavelmente, crianças se queixam de dores nos ombros e pescoço.
CAUSAS FÍSICAS
Antes de entrar no tema holístico deste tema, preferi começar pelos aspectos mais visíveis do problema. Vamos refletir juntos, então? Tem muita coisa pra pensar sobre as dores nas costas, não é mesmo?
Computador, videogames e vida sedentária
O uso dos computadores, mochilas escolares pesadas, estilo de vida sedentário e a vida agitada das grandes cidades podem ser causas do aumento deste tipo de incômodo.
É obvio que no passado nossos pais e avós andavam muito mais. Mesmo trabalhando em escritórios, a movimentação física era maior, pois se as intranets as pessoas tinham que circular se acaso quisessem trocar ideias com seus colegas de departamento. E o ato de levantar-se da mesa, já impunha ao corpo uma postura diferente, movimentando músculos diferentes e a coluna era “obrigada” a manter-se ereta por mais tempo.
Infelizmente, até crianças estão se movimentando menos. A postura diante dos videogames não é das dez mais adequadas. E vejo que esses pequenos ficam muito tempo em frente aos computadores.
Sem as ruas para brincar, especialmente em cidades grandes, a diversão para a criançada ficou resumida a atividades dentro de casa.
E as mochilas escolares?
O peso da mochila escolar do meu filho é “surreal”! Mesmo tendo armários na escola para guardar materiais, o que ele traz para casa ainda deixa a mochila com um peso fenomenal! E é claro que ele se queixa de dor nas costas com bastante frequência.
Por diversas vezes eu me perguntei que tanto ele leva ali dentro! E me questionei sobre o motivo pelo qual o material escolar aumentou tanto, desde a minha infância.
Além da quantidade enorme de materiais, em se comparando com os materiais que eu mesma levava para a escola, ainda há uma diferença: mochilas não eram usadas!
Ao longo da minha infância, lembro-me que carregava meus materiais escolares em malas. Você se lembra delas? Aqui um “a parte”: lembrar-se dessas malas escolares pode denunciar idade! (risos)
E ao longo do que hoje se chama Ensino Fundamental II e Ensino Médio, a moda era levar livros e cadernos nos braços, estojo e objetos menores em pequenas bolsas à tiracolo ou em pochetes.
Tanto malas escolares quanto carregar os livros nos braços: uma moda que não fazia mal à coluna, certo?
Mas, a vida muda, como diz meu filho.
Outras causas da dor nas costas?
Garantem os ortopedistas que algumas profissões e certas atividades estão mais propensas a gerar dor no ombro e no pescoço. Por exemplo, movimentos como limpar janelas, esticar-se para alcançar algum objeto ou movimentos repetitivos pode estirar e machucar os músculos e tendões do ombro e do pescoço, gerando diversos níveis de dor, podendo chegar a até mesmo impedir os movimentos dos braços e pescoço, tornando-os rígidos e endurecidos, limitando os movimentos.
Postura ruim ao caminhar, sentar e dormir, tensão emocional e estresse, também podem gerar dores nos ombros e pescoço e, em alguns casos, as tensões musculares dessa região podem se expandir e ser a causa de dores de cabeça, dores na parte superior das costas e nos braços.
Dor nas costas acontece da noite para o dia?
Mais uma vez recorrendo ao Dr. Drauzio Varella, os processos que afetam as costas não acontecem do dia para a noite. São processos lentos e podem se tornar crônicos, sem que as pessoas lhes deem a devida atenção.
Diz o Dr. Drauzio Varella que as pessoas se acostumam com as dores e com as limitações, buscando tratamento quando se dão conta o problema já está instalado.
Por este motivo é tão importante observar-se constantemente, pois só assim você poderá identificar quais são as posturas físicas que estão lhe fazendo sentir-se com dor.
E depois, modificar o estilo de vida, inserindo na sua rotina atividades que vão compensar as posturas ruins, com a finalidade de sentir mais conforto e bem estar. E este é o melhor remédio para a dor nas costas.
Qual profissão que favorece o aparecimento de dor nas costas?
Em geral, os ortopedistas enumeram algumas profissões que trazem mais riscos à coluna: os dentistas, os datilógrafos e os digitadores, os enfermeiros, os estivadores e profissões cujas atividades exigem esforços físicos, como carregar pesos.
Exercícios físicos: um “santo remédio”!
Pessoas com propensões à dores nas costas deveriam estar mais atentas aos seus processos físicos e seria imprescindível colocarem em suas rotinas algum tipo de exercício físico, especialmente aqueles que promovam alongamento e fortalecimento da musculatura da escápula (omoplata).
Por outro lado, devem evitar os movimentos repetitivos com o braço por tempo prolongado.
Dica: Aulas de alongamento, Yoga, Pilates, Tai Chi Chuan e outros similares são excelentes exercícios para aliviarem os músculos e compensarem os esforços físicos e as posturas prejudiciais.
Essa dica vale também para crianças, pelos motivos já citados acima.
SIGNIFICADO OCULTO DA DOR NAS COSTAS
Como Terapeutas Holísticos, eu e o Marcos temos uma visão que vai um pouco além dos aspectos físicos, especialmente quando o assunto é desequilíbrio em alguma área do corpo.
Claro que não podemos deixar de lado as causas físicas de qualquer sintoma, porém ao olhar para o Ser em seu Todo, levarmos em consideração também os aspectos emocionais, mentais e espirituais em todos os sintomas.
Pensamos que as pessoas são partes que devem ser integradas. Nenhum processo físico está desacompanhado das outras partes do Ser.
Há sempre um significado oculto por trás de todas as doenças e sintomas que, mesmo estando inconscientes, devem ser avaliados e cuidados para que a cura total aconteça.
Na visão holística de saúde, os sintomas físicos se relacionam com um sentimento ou uma emoção e para que a cura seja completa é preciso também olhar para o lado oculto das dores que você sente.
A cura completa acontece quando você consegue envolver os aspectos físicos, mentais e emocionais no seu tratamento.
Assim como é preciso que você modifique alguns hábitos para aliviar o corpo físico, as emoções e os pensamentos relacionados ao sintoma também necessitam ser modificados, a fim de que você obtenha bons resultados em seus tratamentos e exercícios.
Você sabia que carrega mochilas emocionais nas costas?
Você pode estar se perguntando agora qual é o significado oculto da dor no ombro. Vamos pensar juntos?
No aspecto emocional e mental, desenvolvemos incômodos ou dores nas costas, especialmente nos ombros, quando carregamos quantidade elevada de responsabilidades e compromissos, quando nos sentimos sobrecarregados de afazeres e também quando assumimos responsabilidades que não são nossas.
Esta sobrecarga emocional e mental funciona como um peso extra que estamos carregando nas costas, e acabam por refletir no corpo físico em forma de dores nos ombros. São pesos emocionais os quais eu chamo de “mochilas emocionais”.
Se você tem dores nos ombros é necessário que comece a pensar nas responsabilidades e compromissos que assumiu para si mesmo, perguntando-se qual é o peso extra que está carregando.
Reavaliar cada responsabilidade e cada compromisso, a fim de filtrá-los para ficar apenas com aquilo que “dá conta” de carregar sem esforço.
Uma ótima pergunta que você poderia fazer a si mesmo é: -“Preciso mesmo fazer isso?”.
E ainda seria interessante perguntar-se: “O que é meu e o que é do outro?” e “Qual é o peso extra que eu preciso retirar das minhas costas?“.
E sobre o significado oculto das dores no pescoço?
Em se falando sobre o que está oculto nas dores do pescoço, posso dizer que elas se apresentam quando há rigidez de pensamento e necessidade de controlar a tudo e a todos, inclusive a si mesmo.
Se você pensar bem, as dores no pescoço são acompanhadas de rigidez na movimentação, lhe impedindo de olhar para todos os lados.
Posturas como: fixar-se em apenas um ponto de vista, auto cobrança, dificuldade de relaxar e de soltar-se, assim como forte preocupação com as cobranças alheias, estão por trás dos incômodos no pescoço.
Aprender a ser mais flexível, inclusive para com você mesmo, aprender a relaxar e a soltar-se diante dos fatos da vida, olhar para outros lados a fim de perceber que sempre há outros pontos de vistas além do seu e parar de autocobrar-se são as saídas para quem tem dores nos pescoço.
Perguntas que você pode fazer a si mesmo é: “Será que estou sendo teimoso?” ou “Por que quero que todos pensem como eu?” ou “Porque não posso relaxar?”.
Avalie-se e ponha a se transformar!
O seu filho se queixa de dores nos ombros e no pescoço?
Abri um tópico especial para crianças e adolescentes por considerar de suma importância darmos uma atenção a esses pequenos Seres, uma vez que tenho percebido visto que eles andam se queixando de dores nas costas.
Convivendo muito com crianças e adolescentes, vejo que as costas deles, muitas vezes, se parecem com costas de pessoas velhas, em tão tenra idade.
Pergunto-me: “O que estamos fazendo com esses jovens?”.
E chego à conclusão de que a nossa sociedade aumentou muito as exigências aos jovens, que estão se sentindo cobrados, aprendem, desde cedo, a se autocobrarem, a controlarem e a controlarem a vida ao redor. As exigências para eles estão tão grande quanto para nós, adultos.
Atuar com crianças e adolescentes nos níveis físicos e nos significados ocultos fará bem a eles.
O que você pode fazer?
Limitar o tempo no computador e da TV, incentivar outras atividades, especialmente as que envolvam exercícios, questionar junto a escola sobre o peso da mochila escolar, etc.
Mas também é preciso perceber o que você e a sociedade colocaram em seus ombros: responsabilidades demais, tarefas demais, etc.?
Pergunte-se: “O seu filho tem tempo para simplesmente brincar?“, “Qual é a mochila emocional que seu filho está carregando?” e “As exigências que faço à ele estão de acordo com sua idade e maturidade?”.
Dicas para aliviar suas dores
Enquanto você se observa e se trabalha para modificar as causas emocionais e mentais das dores nos ombros e pescoço, pode introduzir alguns hábitos que te ajudarão a aliviá-las e a preveni-las.
As dicas abaixo servem tanto para adultos quanto para crianças:
1. Exercícios de alongamentos e de fortalecimento da musculatura: os exercícios de yoga são recomendados, uma vez que trabalham a elasticidade e flexibilidade da coluna como um todo, fortalecendo a musculatura e ainda auxiliando a corrigir a má postura.
2. O uso de equipamentos adequados, como por exemplo: cadeiras adequadas ao tamanho da mesa, de maneira que o corpo não necessite estar curvado ao escrever ou ao usar o computador. Além disso, use uma cadeira que ofereça apoio às suas costas.
3. Evite dormir de bruços, pois esta postura costuma contrair toda a musculatura do pescoço.
Se você costuma dormir de lado, coloque um pequeno travesseiro fechando o vão que fica entre o pescoço e a cama, dando ao seu pescoço total apoio. Desta forma ele pode relaxar completamente durante o sono. Evite travesseiros muito altos e duros. Os melhores são aqueles que se moldam á sua cabeça. E dê preferência á colchões mais firmes.
4. Intervalos no trabalho: Faça intervalos de 15 minutos a cada 2 horas de trabalho, principalmente se o seu trabalho exige movimentos repetitivos, ou se você trabalha dirigindo ou no computador.
Utilize os 15 minutos de intervalo para alongar-se, espreguiçar-se, respirar e acalmar-se. Levante-se e dê pequenas caminhadas, por exemplo.
Você retornará ao trabalho sentindo-se refeito, com novas energias, e sem tensões acumuladas, o que ajuda bastante no rendimento posterior.
4. Acostume-se a usar mais a força das pernas para abaixar ou se levantar. Inclinar a coluna sempre que precisar apanhar algo no chão pode agravar ainda mais o problema.
Observe-se em relação às tensões emocionais e decida retirar alguns dos pesos.
5. Massagens suaves com óleos aromáticos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor.
6. Receber algumas sessões de Reiki é um ótimo recurso auxiliar aos seus tratamentos tradicionais, pois esta técnica harmoniza envolver tanto o físico quanto o emocional, além de promover relaxamento e atuar em todo o seu Ser, equilibrando todas as suas partes.
6. Busque atividades que ajudem a aliviar os pensamentos e a relaxar o corpo como um todo e torne isso uma constante.
Aqui você pode incluir os hobbies, as brincadeiras, os passeios ao ar livre ou simplesmente aumentar as horas de descanso.
Um exercício:
1. Gire a cabeça em movimentos circulares no sentido horário e depois no anti-horário, com movimentos lentos.
2. Sentado ou em pé, estique os braços para cima, dobre o corpo para o lado, alongando a cintura, inclinando-se para a esquerda e depois para a direita.
3. Mova os ombros para cima, para baixo, para frente e para trás.
Lembre-se de relaxar ao final de cada exercício.
Clique aqui para automassagem
Gratidão por ter chegado até aqui. Espero ter ajudado você a pensar sobre o tema, incentivando os cuidados para todas as partes do seu Ser!
Luz e Paz,
Tania Resende
Para compartilhar:
Use os botões “curtir” e “enviar por e-mail”, acima do post.
Compartilhe também os créditos e links.
O que você pode aprender no Anima Mundhy?
Clique aqui
Links:
Yoga para Crianças: um caminho da infância á vida adulta
Você sabia que a sua respiração interfere na sua saúde?
Criança Interior: redescobrindo a alegria de viver – I
tenho uma dor no ombro, que o medico disse ser uma bursite,porem ainda não estou convencida meu ombro direito faz barulho toda vez que me movo,e ai doi cada vez mais, somente este ombro estala toda vez que mecho, será que é bursite mesmo?
Oi, Daniela:
Não tenho como te responder isso.
Se você está com dúvidas, consulte um segundo médico.
Se precisar de um tratamento auxiliar, te indico o Reiki.
Boa sorte!
Agradecer a ajuda que nos é dada.
Sinto melhorias depois das dicas…
Boa tarde, ja la vai um mes que estou passando mal, a dor começou aos poucos no pescoço, como se fosse aquela dor de quem dormiu mal,mas a dor persistiu e se foi alongando ate meu ombro esquerdo, a dor se encontra no pescoço mas mais do lado esquerdo, tenho dormido com muitas dificuldades, pois tenho muitas dores no ombro ao ponto de ficar complicado sempre que quero me mudar de posiçao, tendo que ter grande apoio do braço direito. Tenho muita comichao no braço afectado, estou pedindo ajuda porque estou a ficar preocupado com a situaçao. Ja fui por 2X ao médico mas nada.
Não deve ser nada grave, Abdul.
Esfregue as mãos e coloque-as sobre o local.
Verifique se fez algum “mal jeito” no pescoço.
Visualize junto uma Luz violeta entrando e transmutando a dor.
Boa Sorte.
Acrescentando ao mesmo assunto, eu fui um grande praticante de desporto e por causa dessas dores ainda faço muitos exercicios, alongamentos, massagens diarias mas nem com isso as dores passam.
O ideal é não ficar “mexendo” muito na região. Fique com seu pescoço um pouco em repouso.
Espero que já tenha passado.
Luz!
tenho dores na coluna a muito tempo e tenho apenas 23 anos, quias são as recomendaçãoes para cuidar desse tipo de dor?é verdade que tenho que dormir em uma tabua ou mesmo no chão?
estou com muitas dores do lado direito do pescoço ,sera que pode ser um tumor ou uma ifecçao por ficar estralando o pescoço
SINTO MUITA DOR PERTO DA VEIA DO PESCOÇO DO LADO ESQUERDO Q CHEGA AFETAR O MEU BRAÇO.
Oi, Ana Claudia:
Você deve primeiramente fazer uma consulta médica para saber o que realmente acontece nessa região do seu corpo.
Antes de pensar no significado emocional da sua dor, precisa investigar o que é, sua causa e origem.
Pensar sobre o significado da dor não dispensa o tratamento médico.
Boa sorte.
sinto dores nos ombros, principalmente no ombro
direito ao acordar. e fico o dia todo com os ombros dolorido. o que posso fazer para melhorar?
parabens pela materia, realmente ha explicações alem para dores, e as vezes nos esquecemos disto
estou com muitas dores do lado direito do pescoço ,E tenho o costume de estralar o pescoço (e coluna) desde muito cedo, O que será isso?
Olá, Eyvini:
Ideal seria você procurar um ortopedista para te avaliar.
Luz!
Ótimo artigo Tânia! Elucidativo, didático e bom para abrirmos a mente e elevarmos o espírito! Obrigada por toda Luz que nos dá! Saudades. Beijos!Ines
Gratidão por estar aqui conosco, Inês!
Fico feliz em saber que gostou do artigo.
Saudades de vocês.
Volte sempre.
Luz!
Muitas coisas podem prejudicar nossas costas além do mais nossa saúde, parabéns pelo site gostei.
Bem vindo, Mateus.
Fico feliz que goste dos nossos posts.
Volte sempre!
Luz!
Muito boas as informações, principalmente para as crianças e quem trabalha. Obrigada
Fico feliz que tenha gostado, Cida!
Volte sempre. Estanos sempre postando novidades.
Luz!
Grata pela sabedoria e generosidade na ajuda! Muito bom o texto. Um bjo e muita luz no seu camigo! Obrigada verónica
olá, sou massoterapeuta e me interessei pelo que vc falou sobre as dores no pescoço e muito mais. E gostaria de saber sobre as dores na lombar pois tem muito clientes que estão com esse problemas e mesmo indo ao médico fazendo pois exames as vezes não dá nada e mesmo assim continua com dores.
fica aqui meus agradecimentos pela atenção:
Fantástico Tania, realmente esse artigo trouxe informações que por vezes passam desapercebida e precisamos nos corrigir tanto nos aspectos físicos como emocionais. Gratidão , gde abraço !!!!!!
Verdade, Cleide! E como precisamos, né?
Fico feliz em saber que estamos em sintonia!
Você é sempre benvinda por aqui.
Estamos semppre trazendo novidades.
Luzes!
Oi Tânia,]Esta matéria foi muito benéfica pois tenho dores nas costas. Grata, Laise
Olá, Laise:
Fico feliz em saber que você gosta das nossas publicações e que as mesmas estão lhe fazendo bem.
Luzes!
Muito bom, adorei as dicas…
Esse é um assunto sério, parabens pela responsabilidade em que passou a informação, Gostei Bastante!
muito bom, gostei bastante do seu post, obrigado por compartilhar!
Ótimas dicas, recomendo a todos.
Gostei muito desse artigo, me esclareceu muitas dúvidas, vou compartilhar, seu site é muito bom.
Oi, Ramom!
Que maravilha que você curtiu. Volte sempre, temos novidades!
Luzes,
obrigado por essas dicas, o seu artigo é muito esclarecedor ,
irei compartilhar pois acho que mais pessoas precisam ter acesse
a esse site, muitissimo obrigado!
Oi, Artur!
Que maravilha que você curtiu. Volte sempre, temos novidades!
Gratidão por compartilhar nosso site.
Luzes!
ótimas dicas, um site sem muitas propagandas, pois odeio isso, e dicas espetacuares, muito obrigado”
informações muito bem escritas, site bem legal, obrigado!
Artigo riquíssimo e de excelente conhecimento. Parabéns pelo trabalho e por ter compartilhado conosco. Ficar atendo à postura, aos hábitos e principalmente à posição de dormir são coisas simples a serem feitas e que produzirão grandes resultados. Mais uma vez parabéns, e obrigado.
Gratidão. por sua Presença aqui e por seu comentário estimulante!
Sempre bem vindo.
Luzes!
muito bom