- Home
- /
- Blog Anima Mundhy
- /
- Acontece na Terra
- /
- Curiosidade Científica: mapeamento do...
Curiosidade Científica: mapeamento do DNA humano em três dimensões! Assista ao vídeo.
Você sabia que o DNA humano possui 2 hélices longilíneas, que chegam a medir aproximadamente 2 metros de comprimento?
Um estudo em três dimensões: Como o DNA cabe dentro das células?
Para caber dentro das células, o O DNA se enrola sobre si mesmo várias vezes, compactando-se.
Restava, então, uma pergunta: Como o genoma humano se enrola para caber dentro da célula, que tem cerca de um centésimo de milímetro de diâmetro?
Como seria o DNA visto em 3D?
Em 2009, Erez Liebermann Aiden fez parte de um estudo na Universidade de Massachusetts Medical School e MIT e, usando computadores e métodos matemáticos, analisou o genoma humano em três dimensões, demonstrando que ao enrolar-se em si mesmo, o DNA forma um “glóbulo fractal” dentro da célula, cuja aparência assemelha-se a uma minúscula bola de lã.
Em seu ensaio científico, premiado e publicado na Scientific American, Aiden transforma a maneira de entender como o DNA se ajusta dentro de uma célula.
Através da pesquisa, Aiden e os seus colegas descobriram que o genoma humano envolve-se numa estrutura conhecida como um “glóbulo fractal”.
Embora o glóbulo esférico possa parecer uma bagunça, o pesquisador descobriu que o DNA humano é uma estrutura elegantemente organizada, que pode ser desenrolada, sem ficar confusa.
Códigos desenrolados
As técnicas de mapeamento multi-dimensionais são de grande importância e estão contribiundo para os avanços das pesquisas na medicina e na bioligia, pois auxiliam na compreensão sobre como as diferentes células desempenham suas funções, apesar do fato de que eles compartilharem o mesmo genoma.
Um vídeo ilustra em 3D como dois metros de genoma humano está compactado num “glóbulo fractal” – uma forma como um novelo de lã que podem se encaixar perfeitamente dentro dos limites de um minúsculo núcleo da célula.
DNA humano desenrolando-se:
Entender tridimensionalmente o genoma humano facilita identificar quais são os genes ativos numa célula e a forma como realmente funcionam dentro do corpo humano, desvendando alguns mistérios da biologia, o que ajuda muito nas pesquisas que buscam a cura de diversas doenças e desequilíbrios físicos.
Erez Liebermann Aiden é cientista nas áreas da Matemática Aplicada, Biofísica, Ciência da Computação, Biologia Molecular, atualmente Diretor no Departamento de Genética da Baylor College of Medicine.
Para compartilhar:
Use os botões “curtir” e “enviar por e-mail”, acima do post.
Compartilhe também os créditos e links.
Ativcação das 12 fitas do DNA?
Você aprende em Magnified Healing
Datas em agenda
Siga o Anima Mundhy no Facebook
Clique aqui