1. Home
  2. /
  3. Blog Anima Mundhy
  4. /
  5. Saúde Integral
  6. /
  7. Instantes de silêncio para...

Instantes de silêncio para aumentar o bem estar e a produtividade

Por: Marcos Simões

Um filósofo chamado Pascal dizia que: “Todos os males da humanidade advêm da nossa incapacidade de sentar sozinhos em um quarto”.

Essa constatação nos remete a maneira como cuidamos da nossa saúde psicoemocional, fato que, na vida atual, quase nunca é prioridade. Estar a sós com nossos pensamentos, para muitos, é uma experiência difícil, as vezes angustiante, porque é quando ameaçamos as barreiras que construímos para nos defender de nós mesmos.

Temos medo de descobrir emoções, impulsos, desejos, frustrações e insatisfações que a correria do cotidiano esconde de nós. Reservar um tempo para desacelerar faz bem para a saúde mental. Se nos sentirmos sobrecarregados e sem tempo para cumprir as nossas tarefas, devemos parar e praticar o silêncio que significa acalmar a mente, minimizar o excesso de pensamentos.

O silêncio é um instrumento de autoconhecimento e nos dá tempo para pensar, para sentir. O autoconhecimento, imprescindível para quem está em busca da sua ascensão, passa por momentos de manter-se quieto por algum tempo para estarmos conscientes das coisas que estão dentro de nós.

Como diz Aldous Huxley: “O silêncio está tão repleto de sabedoria e de espírito em potência como o mármore não talhado é rico em escultura”.

Independentemente da profissão ou do estilo de vida, é possível inserir espaços de tempo silenciosos no dia a dia. Para isso, o primeiro passo é tomar uma decisão, é decidir que quer cuidar mais de si mesmo e, em seguida, reservar um tempo para desacelerar.

Como praticar

A meditação é um bom caminho, talvez o que mais diretamente proponha o exercício do silêncio. Mas há outras opções que podem nos conduzir a esse estado de silêncio interno de uma forma indireta, por exemplo: algumas práticas corpóreas, como natação, caminhada, Yoga, etc.

A prática de escrever algo diariamente também faz com que se dedique algum tempo ao silêncio para organizar as ideias.

Podemos colocar nesse contexto algumas práticas terapêuticas que nos conduzem ao silêncio e a autorreflexão como o Reiki, por exemplo.

=================

👉👉 Quer saber mais sobre o Reiki?👇👇
Reiki: muitos benefícios para os dias atuais
Reiki é o novo Yoga

Participe de Práticas Meditativas 👉👉 Consulte agenda

================

É importante termos a consciência de que a prática do silêncio pode ser adotada no seu dia a dia sem comprometer as sua atividades, pois não é necessário ficar horas em silêncio para que se consiga os benefícios dessa prática. Duas sugestões:

  • Você pode, antes de dormir, praticar a respiração completa da Yoga por 5 minutos, isso trará o silêncio necessário à sua mente para minimizar o estresse do dia.
  • Ao se perceber com muita ansiedade, nervosismo, ou preocupação, pare tudo o que está fazendo e pratique o silêncio junto com a respiração por 3 a 5 minutos e perceba que seu estado psicoemocional mudará.

Portanto, se quisermos continuar produtivamente ativos e, simultaneamente, sentirmo-nos bem e em contato com a nossa essência, precisamos aprender a parar, a praticar os instantes de silêncio. Acredite, isso mudará a sua vida.

Marcos Simões

Você gostou? Compartilhe nos seus grupos.
Espalhe apenas mensagens positivas.
Use os botões abaixo

 
COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *